quarta-feira, 27 de julho de 2016

Quem era o padre Jacques Hamel?


PADRE JACQUES HAMEL

"Este era um homem que fazia o seu trabalho até ao fim. Era idoso, mas estava sempre disponível para todos. Era um bom padre"

 Redação
Jacques Hamel, o padre degolado por um terrorista em Rouen, na região da Haute-Normandie(no norte da França) era pároco auxiliar da igreja de Saint-Étienne [Santo Estêvão], uma das duas paróquias da vila de Saint-Étienne-du-Rouvray. O ataque à igreja aconteceu depois da celebração da eucaristia, levada a cabo pelo padre Jacques — como era conhecido pelos paroquianos — em substituição do sacerdote responsável, o Padre Auguste Moanda-Phuati que se encontrava em Cracóvia, na Polónia, onde decorrem as Jornadas Mundiais da Juventude.

Descrito como modesto, dedicado e sempre disponível para os seus paroquianos, o padre Jacques Hamel, de 86 anos, que foi degolado esta terça-feira de manhã enquanto celebrava uma missa, estava aposentado há cerca de uma década.

Hamel nasceu no departamento francês de Seine-Maritimeem 1930, tendo sido ordenado padre em 1958. Passou grande parte do seu tempo a trabalhar no noroeste da França, incluindo mais de 30 anos em Saint-Étienne.
PADRE JACQUES HAMEL CELEBRANDO NA IGREJA
DE SAINT-ÉTIENNE

“Alguma vez se viu um padre aposentado?”

Celebrou 50 anos no clero em 2008. Depois de se aposentar oficialmente aos 75 anos, Hamel pediu para continuar na paróquia para ajudar quando fosse necessário. "Este era um bom homem", disse o presidente da Normandia.

“Era um padre corajoso para a sua idade. Os sacerdotes têm o direito de se aposentar aos 75 anos, mas ele preferiu continuar a trabalhar ao serviço das pessoas, porque ainda se sentia forte”, contou emocionado o Padre Auguste Moanda-Phuati ao jornal La Voix du Nord.

O padre Jacques escolheu continuar a exercer o sacerdócio porque sabia que não existiam párocos suficientes e além do mais achava impossível que um padre pudesse algum dia aposentar-se verdadeiramente. “Alguma vez se viu um padre na aposentadoria? Vou trabalhar até ao meu último suspiro”, é uma das frases que lhe é atribuída sobre a forma como encarava a sua missão.

“Alguém muito apreciado na comunidade”

Os paroquianos louvam o trabalho do padre Jacques Hamel. "A minha família está aqui há 35 anos e sempre o conhecemos. Era discreto e alguém muito apreciado na comunidade local", disse a dona de um cabeleleiro ao L'Express.

"Este era um homem que fazia o seu trabalho até ao fim. Era velho, mas estava sempre disponível para todos. Era um bom padre", disse um vizinho à revista francesa.

Numa das suas últimas comunicações oficiais aos paroquianos de Saint-Étienne, o Padre Jacques falou da reflexão necessária em tempo das férias e deixou um convite aos fiéis:

«Que possamos ouvir nesses momentos o convite de Deus para cuidar deste mundo onde vivemos e fazer dele um lugar mais caloroso, mais humano e mais fraterno»,
lê-se na carta abaixo.
CARTA QUE PADRE JACQUES HAMEL ESCREVEU AOS PAROQUIANOS
POR OCASIÃO DA FÉRIAS DE VERÃO QUE ACONTECEM NA EUROPA NESTE MOMENTO

Atuava junto à comunidade muçulmana

Mohammed Chirani, presidente da associação “Parle-moi d’Islam” [Fale-me de Islão] que quer dar a conhecer o Islão como religião de paz e promover o diálogo inter-religioso em França, prestou homenagem ao Padre Jacques Hamel.

«Pelo homem de fé que sempre trabalhou para que pudéssemos viver juntos e promover o diálogo islâmico-cristão, eu rezo a Deus para que te receba na sua infinita misericórdia»,
escreve na publicação.

Ainda esta terça-feira foram muitos os que pediram para que Hamel seja beatificado rapidamente. A hashtag #santosubitocomeçou a circular no Twitter. 
PIETRO PAROLIN
Cardeal Secretário de Estado do Vaticano transmitiu oficialmente a declaração do Santo Padre Papa Francisco

Reação de Papa Francisco

O Papa Francisco enviou um telegrama ao arcebispo de Rouen, Dominique Lebrun, expressando a sua dor pelas vítimas do atentado na pequena igreja no norte da França. Fê-lo nesta terça-feira através do secretário de Estado, Pietro Parolin, há poucas horas do ataque no qual dois terroristas assassinaram um sacerdote e feriram gravemente uma segunda pessoa.

O texto do telegrama diz:

“Sua excelência, Monsenhor Dominique Lebrun,
Informado dos reféns na Igreja de Saint-Etienne-du Rouvray, que causou a morte de um sacerdote e onde uma pessoa ficou gravemente ferida, Sua Santidade o Papa Francisco garante a sua proximidade espiritual e se une com a oração ao sofrimento das famílias, bem como à dor da paróquia e da diocese de Rouen”.

O telegrama acrescenta que o Papa “Invoca a Deus, Pai de Misericórdia, para que receba o padre Jacques Hamel na paz da sua luz e console a pessoa ferida”.

“O Santo Padre – continua o texto – está especialmente chocado por este ato de violência acontecido em uma igreja, durante uma missa, ação litúrgica que implora de Deus a sua paz para o mundo”.

O Pontífice, conclui o telegrama, “pede ao Senhor que inspire a todos pensamento de reconciliação e de fraternidade nesta nova prova e que derrame sobre cada um a abundância das suas bênçãos”.
Ao fundo:
igreja de Saint-Étienne du Rouvray - local do atentado terrorista

Como aconteceu o ataque e o assassinato

Uma freira que conseguiu fugir de uma igreja católica de Saint-Étienne du Rouvray, na França, para alertar que dois homens armados com facas haviam feito reféns no local, contou que os agressores fizeram o padre se ajoelhar, o degolaram e gravaram o crime.

O ataque realizado na manhã desta terça-feira (26 de julho) foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico. O padre, Jacques Hamel, de 86 anos, foi morto. Outros três reféns ficaram feridos - um deles em estado grave. O atentado terminou após a polícia matar os dois terroristas.

Em entrevista à emissora de rádio "RMC", a irmã Danielle explicou que os assassinos ordenaram aos cinco religiosos que estavam dentro da igreja para ficarem juntos em frente ao altar. Além do padre e de Danielle, outra freira e dois fiéis foram feitos reféns.
Irmã Danielle - escapou da igreja e alertou a polícia sobre o atentado

Apesar das súplicas para que não cometessem o assassinato, os agressores não hesitaram em nenhum momento, de acordo com o relato da freira. “Na igreja, todo mundo gritava: ‘Parem vocês não sabem o que fazem’ ”, afirmou.

Os homens forçaram o sacerdote Jacques Hamel, de 86 anos, a se ajoelhar, e quando este tentou se defender, "começou o drama", segundo a freira.

"Gravaram em vídeo. Fizeram uma espécie de sermão em árabe em torno do altar. Foi horroroso", disse irmã Danielle, que acrescentou que conseguiu fugir no momento em que os homens atacaram o sacerdote e depois pediu socorro a uma pessoa que passava de carro pela rua da igreja.

“Eu reagi no momento em que ele [o terrorista] atacou Jacques e que ele o colocou de joelho. Eu fugi, saí rápido. Ele estava ocupado em lhe atacar com a faca e não me viu sair. As pessoas gritavam”, disse.

Agentes do corpo de elite da Brigada de Investigação e Intervenção (BRI) da polícia local cercaram o imóvel e tentaram negociar com a dupla. O cerco só acabou após 40 minutos, quando agentes de segurança mataram os criminosos. Padre Jacques Hamel, que foi degolado, trabalhava nessa igreja há cerca de 20 anos.
----------------------------------------------
Fontes: Correio da Manhã (Portugal) Terça-feira, 26 de julho de 2016 – 18h53 (horário português) – Internet: clique aqui; Observador – Mundo – 26/7/2016 – 17h36 (horário português) – Internet: clique aqui; ZENIT.ORG – Terça-feira, 26 de julho de 2016 – Internet: clique aqui; e Portal G1 – Mundo – 26/07/2016 – 16h05 (última atualização – horário de Brasília) – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário