sábado, 23 de abril de 2016

O individualismo matou a esquerda

MARIO TRONTI
Filósofo e Político italiano

Entrevista com Mario Tronti
Senador italiano pelo Partido Democrático

Alessandro Zaccuri
Jornal Avvenire
20-04-2016

Certamente não está melhor. «Ao contrário, nos últimos anos, a situação se agravou», diz o senador italiano Mario Tronti sobre a emergência antropológica por ele denunciada, «a partir da esquerda», em 2011, com uma carta aberta compartilhada com Pietro Barcellona, Paolo Sorbi e Giuseppe Vacca.

Os dois últimos signatários recentemente participaram no debate com o honorável Gianni Cuperlo e o senador Stefano Lepri promovido pelo jornal Avvenire [órgão oficioso da conferência dos bispos italianos - CEI], cujos resultados foram publicados na edição do último dia 10 de abril.

Filósofo, militante de longa data do Partido Comunista Italiano, antes, e, hoje, do Partido Democrático, além de teórico reconhecido do operarismo (o seu livro mais recente é Dello spirito libero, Ed. Il Saggiatore), Tronti declara que ficou impressionado com as três palavras que mais se destacavam no título daquela síntese: «Política, vida, liberdade», lista ele. «É daí que se deve recomeçar.»

Eis a entrevista.

Comecemos pela política?

Mario Tronti: Em uma crise muito forte, infelizmente, assim como as relações sociais e as relações humanas sobre as quais a sociedade se funda. Nesse contexto, as iniciativas legislativas podem ter a função, bastante positiva, de levantar a discussão, mas a tendência a resolver todo problema no plano jurídico impede que se enfrentem as questões de fundo, neste momento dramaticamente desconsideradas.

A que se refere?

Mario Tronti: Ao tema da vida, em primeiro lugar, cuja ligação com a política é indissolúvel e indispensável, assim como entre história e morte. O clima de tensão, desencadeado pela ameaça terrorista, alimenta um sentimento de insegurança que afeta a cotidianidade das pessoas, prestando-se a instrumentalizações que, em vez de resolver o problema, contribuem para agravá-lo.

E a vida?

Mario Tronti: Está cada vez mais confiada ao domínio das tecnociências, expressão que não indica, de fato, o desejável assujeitamento da técnica às razões da ciência. Ao contrário, é a ciência que se põe a serviço de mecanismos e procedimentos cujo objetivo está, em última instância, na fabricação de vida humana. Afirma-se um sentimento de onipotência que impede de reconhecer e respeitar todo limite, exaltando um individualismo paroxístico [muito intenso, agudo]. A convicção que está se difundindo é que, na presença de uma instrumentação técnica adequada, nada é impossível, e tudo se torna lícito.

No passado, a esquerda teria combatido essa tendência. Por que não hoje?

Mario Tronti: Algo se desgastou, é preciso admitir. Eu estaria tentado a dizer que novamente venceu o mercado, mas especificando que o mercado nada mais é do que a representação simbólica da descompensação em ato nas relações sociais. Trata-se de um poder que se afirma ilimitado e que, nas últimas décadas, estendeu a sua influência até mesmo para dentro das pessoas, com o resultado paradoxal de que hoje, quanto mais se prossegue em direção à esquerda extrema e radical, mais se recolhem concessões e consensos relativos com a chamada «cultura dos direitos» [o único que importa é o indivíduo e suas vontades e necessidades, mesmo que artificiais!]. Quem opõe alguma resistência é a esquerda moderada, que, antigamente, teria sido chamada «de governo» e que, por si só, não deveria desempenhar essa função. Prevalece, sobretudo, a ilusão de que ser progressistasignifica estar sempre à frente. Uma convicção bastante ingênua, para a qual hoje é melhor do que ontem, e amanhã será ainda melhor.

Qual é, na sua opinião, a chave de ignição do processo?

Mario Tronti: O individualismo, que já derrotou também o campo daqueles que deveriam se opor a toda forma de exploração, a toda imposição do mercado, à crescente artificialização da vida. A sociedade «líquida», denunciada uma vez por Zygmunt Bauman, já é aceita e até elogiada como fato incontestável em toda a sua vagueza e inconsistência.

Em que medida a família está envolvida nessas transformações?

Mario Tronti: Apesar da deterioração geral, na Itália, a família conseguiu suportar o impacto, impedindo a explosão de conflitos sociais que permanecem latentes. Vai nessa direção a permanência dos jovens em casa, onde as reivindicações de revolta são, de alguma maneira, amordaçadas. Sim, a família funciona ainda como pequeno empreendimento econômico, mas não sou tão otimista em relação à formação das novas gerações. Nesse âmbito, parece-me que o ruído de fundo proveniente do lado de fora finalmente prevaleceu, pondo seriamente em discussão o papel educativo da família.

A responsabilidade é novamente política, então?

Mario Tronti: Até uma certa fase da sua história, a esquerda italiana conservou a capacidade de se encarregar das necessidades sociais, ao mesmo tempo em que promovia os direitos pessoais. Pessoais, repito, e não individuais, porque o ponto nodal ainda é esse. Na Itália, a crise dos grandes times populares (o Partido Comunista, por um lado, a Democracia Cristã, por outro) andou de mãos dadas com a dissolução do conceito de pessoa. Produziu-se, assim, um vácuo que nada, até agora, conseguiu preencher, nem mesmo em termos de agregação política.

Cinco anos atrás, o senhor foi definido de «marxista ratzingeriano»: hoje se sente um pouco bergogliano?

Mario Tronti: Entramos em uma nova época, é evidente, assim como é evidente que o Papa Francisco é o único que levanta a voz contra os fenômenos de exploração e injustiça. A sua mensagem é eficaz na América Latina e na África, mas temo que ele seja menos ouvido na Europa. É preciso desfazer o preconceito segundo o qual, exceto pelas pobrezas que vêm «de fora», no nosso continente, o problema da marginalização estaria resolvido. Não é assim, e Bergoglio faz bem em nos lembrar disso também com gestos exemplares, como o de sábado em Lesbos [ilha grega onde o papa visitou os refugiados sírios e trouxe 12 deles para o Vaticano!]. Comprometida com a luta pelos direitos civis, a esquerda corre o risco de perder de vista a dimensão das necessidades. A sua tarefa, ao contrário, deveria ser em dar concretude política à visão «franciscana», sugerida com insistência cada vez maior pelo papa.

Traduzido do italiano por Moisés Sbardelotto. Para acessar a versão original desta entrevista, clique aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos – Notícias – Sexta-feira, 22 de abril de 2016 – Internet: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário