sábado, 12 de dezembro de 2015

E os que não lutam com o Anjo?


Inventamos avatares de Deus. Ele habita as redes, vira meme. Frequenta jogos 

O Anjo pode não ser visto. É esquivo e noturno. Quando não se mostra é necessária muita agudeza amorosa para vê-lo. E já nos vai faltando agudeza, daquela que penetra o escondido. E amor. Também nos vai faltando o amor. Nas nossas sociedades, em que o consumo reina, inclusive o de pessoas, em que a eficácia impera, e a busca por sentido escasseia, em que uma exclusão estrutural expulsa quatro bilhões de pessoas do mundo, da vida e do tempo — nas nossas sociedades pós-modernas é tão difícil reconhecermos o Próximo! E o Anjo é o mais próximo. Se não o reconhecemos não o enfrentamos. E a vida fica banal, sem sobressaltos. E triste.

Inventamos avatares de Deus. Ele habita as redes, vira meme. Frequenta jogos. Onde houver jogos complexos, que exigem decifrações e altas estratégias, aqueles em que os desenvolvedores, os jogadores e os personagens podem se confundir, há uma função-deus em jogo. No jogo. Alguém comanda. Há destino. As escolhas de caminhos fazem vidas diferentes e atraem perigos e recompensas. Há bem e mal. Mas ninguém se importa. O deus do jogo não é um próximo. É da máquina. Deus-software. Não tem transcendência. Gera efeitos, mas, fora isso, não faz Sentido.

Também nas guerras, que já se parecem com jogos, há uma função-deus. Elas cada vez mais se fazem em seu nome. Planetariamente. Como se, sobretudo em certos cantos tristes do mundo, precisassem de um Absoluto, para ganharem sentido para quem vai morrer. Ou matar. Não fossem só conflitos de interesses mortais. Precisam se dar em espetáculo. Se não forem vistas em largas cadeias não serão consumidas. E uma guerra não consumida em imagens é como se não tivesse acontecido, circunscrita ao seu pequeno território real. O próximo, nessas guerras, é o espectador. É nele que a guerra ganha sentido. E o pobre Deus dá seu Nome.

É a expectativa do Próximo verdadeiro, não máquina, não espetáculo, que abre o caminho noturno do Anjo. Sem Próximo o mundo fica com uma só dimensão. Sem relevo, sem diferenças verdadeiras. E o Anjo deixa cair suas asas tristes. O Próximo habita a diferença.

Conta-se que, na antiga Judeia, um homem, ferido num assalto perto de Jericó, agonizava à beira da estrada. Passou um doutor da Lei, tinha pressa, não prestou atenção ao ferido, tão perto dos seus olhos. Outras coisas eram mais importantes do que a vida ou morte de alguém que ele nem conhecia. Passou um comerciante. Tinha pressa. Os mercados iam fechar, não havia tempo a perder com um desconhecido fora do mercado. E passou um samaritano. Os habitantes da Samaria eram em geral desprezados como inferiores. Esse parou. Desceu do cavalo, cuidou das feridas, levou o homem a uma estalagem, pagou pelo tempo em que cuidariam dele até que pudesse voltar. Não o conhecia. Mas o reconheceu. Ele era o Próximo, o estranho. O homem ferido soube também que aquele era o seu próximo. Próximos, um para o outro. É como, fortuitamente, acontece o amor. Uma transcendência cuidadosa.

Há hoje, no mundo desencantado, um desgosto pela transcendência. Parece logo coisa religiosa, e há quem não goste de religião. Entende-se: elas têm dado péssimos exemplos de desamorosidade. Parece também um conceito velho. Ideia da Bíblia, do Corão, dos teólogos. E Deus sabe que há teólogos sem amor! Parece, não sei... uma coisa que não tem mercado. Quem quereria consumir transcendência? Transcendência não vende. No entanto, cada vez que uma pessoa fica aturdida com um acontecimento e se pergunta: “Mas qual é o sentido disso??” — a transcendência entrou na sua vida. Houve o reconhecimento de que o apenas dado não explica os momentos mais importantes, de choque ou graça. Há um sentido que escapa. Há um Sentido, que escapa. E que faz falta. A pessoa a quem ocorreu o inesperado precisa dele. Ela o quer. É assim mesmo: a transcendência não precisa ser nada de complicado, em que se deva crer. Basta querer. Sentir sua falta. Perguntar, fazer questão. E aí, quando ela é convocada, a vida fica com mais de uma dimensão, e o Próximo pode aparecer. E o amor, que precisa de um próximo, pode se lembrar de si. E a esperança, que necessita de um próximo, uma próxima — vida, mundo, futuro —, sem alarde se desvela. A vida, anêmica de tanto consumo entediado, recupera cores, é capaz de sorrir.

Essa é a boa hora para o Anjo. Não é preciso vê-lo, como Jacó o viu. Não é preciso armar-se em guerreiro para enfrentá-lo até a morte ou o cansaço. Na maior parte das vezes, nem sabemos que ele esteve lá, nos deu combate, e nós passamos. Às vezes, ao contrário, estivemos ao seu lado, e não sentimos o extraordinário. Não reconhecemos o Próximo, no entanto tão perto! Reconhecer o Próximo é preciso para atravessar o Anjo. Do outro lado há doçura e serenidade.
---------------
TEXTO DE  Marcio Tavares D'amaral - cronista.
FONTE:  http://oglobo.globo.com/cultura/e-os-que-nao-lutam-com-anjo-18276007
Imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário