terça-feira, 22 de setembro de 2015

O golpismo na terceira idade

  Juremir Machado da Silva*

 

Hélio Bicudo, 93 anos, quer derrubar Dilma.

O senador Jarbas Vasconcelos, 73 anos, PMDB, acha que será uma “bonita cena” ver Lula preso.

A oposição vê na proposta de Bicudo um importante fato “jurídico” contra Dilma.

Em 2001, há apenas 14 anos, o agora impoluto e combativo Jarbas Vasconcelos foi “contrário à criação da CPI da Corrupção que propunha a investigação de 16 irregularidades no âmbito da administração federal no governo de Fernando Henrique Cardoso”.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, entende que impeachment “por uma razão frágil” compromete a democracia, cria insegurança jurídica e detona a regra do jogo. Para ele, as pedaladas fiscais não são razão suficiente para apear Dilma do Poder. Alckmin prefere esperar 2018. O interesse pessoal o torna razoável e capaz de compreender o que a pressa não permite a Aécio Neves.

O ex-presidente do STF, Ayres Britto, 72 anos, afirma que não existe, até agora, fundamento jurídico para um impeachment de Dilma. Segundo ele, ela não é investigada criminalmente e não praticou, que se saiba, crime de responsabilidade. As pedaladas fiscais, mesmo que condenadas pelo TCU, não podem tirá-la do poder. Só podem impedir que seja candidata em outra eleição. Ayres sustenta que só o crime eleitoral, abuso de poder econômico na campanha, pode afastar Dilma, e Temer junto, do poder.

Para a oposição, serve. Qualquer motivo serve.

O governo vai mal. A oposição quer derrubá-lo.

Se não há motivo concreto, que se invente um.

Pode ser o ódio de classe.

Ou um sintoma da passagem do tempo.
---------------
* Sociólogo. Escritor. Tradutor. 
Fonte: Correio do Povo online: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/ 22/09/2015.
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário