sábado, 29 de agosto de 2015

QUALIDADES DA FÉ

Frei Betto* 
 
A fé é a adesão da inteligência ao mistério, a algo ou alguém que se pode sentir sem, no entanto, provar. Não é irracional, é suprarracional. 
 
Em toda relação amorosa a fé é o vínculo que une. Não há equação que convença João de que seu amor por Maria é cientificamente equivocado. Ou vice-versa. Um confia (com fé) no outro.
Marx, Freud e tantos pensadores tentaram nos convencer de que a fé é uma ilusão ou alienação. Projeta-se no Céu o que se desejaria desfrutar na Terra. Nenhum dos dois conheceu a fé libertadora manifestada, hoje, pelo papa Francisco. 

O Iluminismo confinou as convicções na razão e, assim, desencantou o mundo, como frisou Max Weber. "A razão é a imperfeição da inteligência”, proclamava meu confrade Tomás de Aquino. 

Há muitas qualidades de fé. Paulo Patarra, militante comunista e meu chefe na revista Realidade, se queixava de que Deus não o havia provido de fé. Professava o salmo às avessas. 

Alberto Schweitzer, ao duvidar da divindade de Jesus, abraçou radicalmente a ética do Nazareno e abandonou a filosofia, a teologia e a música para cuidar, na África, de doentes pobres. 

Jung, na contramão de Freud, afirmava "não preciso acreditar. Eu sei.” Ecoou a profissão de fé de Jó, o mais enigmático crente de toda a Bíblia: "Antes eu só te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te viram.” 

Jó foi desafiado a mostrar sua fé em um Deus que o privava do que ele mais amava. Mergulhou na "noite escura”, mais tarde cantada por João da Cruz. E confiou (com fé), até que a aurora irrompeu. 

O amálgama entre Ocidente e Cristianismo banalizou a opção de fé. Rara a Igreja que proporciona a seus fiéis educação da fé conforme as idades infantil, jovem e adulta. Muitos cristãos adultos vestem a calça curta da fé. Guardam a mesma fé da catequese infantil. 

Outros abdicam do senso crítico para aderir, como cordeiros a serem tosquiados, à palavra do bispo ou pastor. Confundem autoridade e verdade. 

É triste constatar que muitos políticos corruptos, e profissionais indiferentes aos direitos dos pobres, são ex-alunos de colégios e Universidades católicos. É de se perguntar: escolas confessionais ou meras empresas de formação de mão de obra qualificada para o mercado? Qual a qualidade da evangelização feita por instituições cristãs? 

Fé em Jesus é fácil. Embora poucos se interessem em estudar os Evangelhos e o contexto em que viveu Jesus para melhor entender a sua proposta. 

O desafio é ter a fé de Jesus. Fé que identificava Deus como Pai amoroso, reconhecia-O na face dos pobres, denunciava fundamentalistas e opressores, centralizava-se na justiça e no amor.
Será que nós, cristãos, cremos no mesmo Deus de Jesus?
-----------------------------------
* Frei Betto é escritor, autor de "Um Deus muito humano – um novo olhar sobre Jesus” (Fontanar), entre outros livros.
Fonte: Adital 28/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário