segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fazer mais, fazendo menos


Partilhamos dez conselhos que até pode já conhecer, mas que raramente se lembra de pôr em prática. Comece já este fim de semana a preparar-se para uma semana mais produtiva.


Desligue, descanse, reflita e faça as coisas de que mais gosta. Simples, não?


Quantas vezes já desejou que o dia tivesse mais de 24 horas? Ou que conseguisse abdicar de algumas necessidades básicas, como dormir? Só precisava de conseguir fazer como aquela pessoa que conhece que tem tempo para os filhos, os amigos e ainda por cima é bem-sucedida no trabalho. Mas como? Pode tentar trabalhar mais de dez horas por dia ou gastar os fins de semana de volta do trabalho em vez de descansar, mas é provável que não atinja o resultado pretendido.

Um trabalho apresentado em abril do ano passado mostrava que, entre o pessoal que trabalhava nas fábricas de munições em 1915-1916, trabalhar mais do que 50 horas por semana não trazia melhores resultados. E que obrigar os trabalhadores a abdicarem do domingo de descanso para trabalhar podia mesmo baixar a produtividade.

Travis Bradberry, presidente da empresa Talent Smart e coautor do livro “Inteligência Emocional 2.0″, publicou, na rede social Linked in – in.fluencer -, dez ideias que podem ajudar fazer mais coisas com menos esforço.

1. Desligue
Desligue o telefone, o email, o acesso à internet. Se continuar ligado ao trabalho, ainda que à distância, durante todo o fim de semana não vai sentir que descansou. O mesmo se o fizer todas as noites depois de sair do trabalho.
Mas se desligar completamente lhe causa ansiedade, o melhor é encontrar um meio-termo. Defina blocos de horas em que pode aceder ao email ou fazer chamadas importantes, mas fora isso descanse.

2. Minimize as tarefas
Se tem muitas tarefas estipuladas para o fim de semana não tem oportunidade para pensar, descansar e refletir. No fim vai parecer que esteve o tempo todo a trabalhar. Organize as tarefas com um horário que não lhe ocupe o tempo todo e se não conseguir acabar, não se preocupe, deixe para o fim de semana seguinte.

3. Reflita
Usar o fim de semana para analisar o que aconteceu durante a semana é uma ferramenta de trabalho poderosa. De segunda a sexta-feira está tão concentrado no trabalho que está a desenvolver que pouco tempo tem para pensar. A cabeça livre nos dias de descanso podem dar-lhe uma nova luz sobre os problemas e ajudá-lo a preparar a semana seguinte.

4. Faça exercício
Se não tem tempo para fazer exercício durante a semana, aproveite os fins de semana. Se não estiver com disposição para grandes exercícios pode sempre fazer um passeio na praia ou uma caminhada na floresta, andar de bicicleta ou jardinar. Estes momentos são ideias para a introspeção.

Mas se preferir pode ganhar esses hábitos durante a semana. Sete minutos chegam para fazer uma série de exercícios diários. E se ainda não está convencido, aqui ficam mais dez dicas.

5. Persiga uma paixão
Se quer escapar ao stress e libertar realmente a mente, faça algo que o apaixona. Um workshop de escrita criativa ou de pintura, um curso de línguas ou de um instrumento musical, ou uma atividade com os filhos.
Dedique tempo de qualidade à família - Chip Somodevilla/Getty Images
Dedique tempo de qualidade à família – Chip Somodevilla/Getty Images

6. Passe tempo de qualidade com a família

Faça uma surpresa à pessoa de quem mais gosta, com um passeio ao luar ou um jantar romântico. Dedique tempo aos filhos, mesmo que isso o deixe fisicamente cansado, verá que fica mais relaxado. Passe tempo com os amigos.

7. Planeie programas de lazer
Não espere pelas férias grandes para fazer todos os passeios, visitar todas as exposições ou ver todos os filmes que gostaria de ter feito, visitado ou visto durante o ano. Planeie pequenos momentos de lazer para o fim de semana e compre bilhetes (para garantir que não cancela). Além de desfrutar do momento, o facto de saber que vai ter um evento agradável durante o fim de semana vai deixá-lo de bom humor.

8. Acorde sempre à mesma hora
É tentador dormir mais ao fim de semana porque não tem um horário de trabalho para cumprir. Pode sentir que dessa forma compensa o facto de dormir pouco durante a semana, mas dormir um número de horas variável vai perturbar o ciclo biológico e isso vai ter impacto no bem-estar. Além disso, segunda-feira torna-se um dia difícil porque não consegue acordar com tanta facilidade depois de ter dormido até mais tarde nos dias anteriores. Tente dormir todos os dias o número de horas que lhe é favorável e mantenha o ritmo mesmo nos dias de descanso.

9. As manhãs são suas
Claro que é importante que dedique tempo de qualidade à família, mas também precisa de tempo para si. Acordar cedo para fazer exercício ou algo que o apaixone vai fazê-lo sentir bem.
Travis Bradberry diz que o pico de atividade acontece duas a quatro horas depois de acordar, por isso também pode aproveitar os dias de semana para fazer exercício, por exemplo, antes de ir para o trabalho.

10. Prepare-se para a semana seguinte
Só precisa de tirar 30 minutos do precioso tempo de descanso do fim de semana para planear a semana seguinte e verá como ganhará em produtividade. A semana parecerá muito melhor organizada e as tarefas mais exequíveis se levar um plano definido e se concentrar na execução do mesmo.
------------
Reportagem por
Rob Stothard/Getty Imagesm por 
Fonte: Observador.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário