terça-feira, 30 de setembro de 2014

Transando com estátuas

João Pereira Coutinho*
 

Uma paisagem saturada em sexo matou o único afrodisíaco que não se compra na farmácia 


Toda a gente ri com a história clássica sobre a noite nupcial de John Ruskin (1819-1900). 

Relembro: Ruskin, um dos mais importantes críticos culturais da Inglaterra vitoriana, casou em 1848 com Effie Grey. Mas, na noite de núpcias, ao ver a mulher despida, o pobre Ruskin pulou da cama e fugiu de susto. Motivo? 

O excesso de pilosidade na genitália da senhora. Ruskin nunca tinha estado com uma mulher "au naturel". Apenas conhecia as estátuas que admirava no Museu Britânico --as ninfas gregas que eram mostradas ao público na versão "Brazilian wax". 

Ninguém tinha explicado ao pobre Ruskin que, excetuando bebês e crianças, as mulheres reais tinham pelos e as estátuas, não. 

Oh well: a história é provavelmente apócrifa. Mas confesso que nunca entendi por que motivo o mundo se ri alarvemente dela. Sobretudo aquela parte do mundo que, saturada em pornografia e outras idealizações sexuais, acaba por brochar e até fugir quando tem uma mulher na cama de verdade. 

Tempos atrás, assisti a um documentário televisivo que ilustra bem o "fenômeno Ruskin". Intitula-se "O Império dos Sem Sexo", foi dirigido pelo Pierre Caule e era um retrato sobre os hábitos sexuais no Japão. Havia de tudo. 

Para começar, um negócio pujante de bonecas artificiais para todos os gostos e bolsas. Por € 10 mil (mínimo, cerca de R$ 30 mil), o cliente podia escolher o tamanho dos seios, a forma da bunda, o desenho dos lábios e outras minudências físicas, como a cor do cabelo, dos olhos e até dos mamilos. 

O produtor dessas encantadoras aberrações falava com orgulho das vantagens das bonecas: eram obedientes; não precisavam de "despesas de manutenção" (como jantares românticos ou presentes de aniversário, por exemplo); e nunca ficavam bravas se, depois da intimidade (digamos assim), o homem optasse pelo ronco imediato. 

Mas o melhor do documentário nem sequer passava por esses casos extremos. Bastava os banais. Como a história de um infeliz que, todos os dias, depois do trabalho, optava por frequentar "sex shops" e ver uma filmografia apimentada só para não ter que voltar demasiado cedo para a mulher. 

Verdade: o documentário não mostrava a mulher. Mas desconfio que nem uma Scarlett Johansson animaria o infeliz: um filme e um pacote de lenços de papel eram preferíveis a qualquer Johansson deste mundo. 

Confrontados com o cenário, a atitude imediata seria imaginar que essa forma de tédio ainda não chegou às fronteiras do Ocidente. 

Seria um erro. Aliás, uma pesquisa recente do jornal "The Observer" chega e sobra para ilustrar esse erro com a libido dos ingleses. Sim, eu sei: falamos de ingleses. E, na cabeça dos eruditos, existe sempre a conhecida frase "sex, no, we're English". 

O problema é que nem sempre foi assim. Antes de 2008, ou seja, antes da falência do Lehman Brothers e da crise financeira internacional, os nativos tinham uma média de sete relações sexuais por mês. 

Hoje, desceu para quatro --qualquer coisa como uma relação por semana. Isso, claro, para falarmos dos "ativos". Porque uma parcela razoável (" dos inquiridos) nem sequer chega a uma relação por ano. Como explicar o deserto? 

Os especialistas na matéria puxaram pelas respectivas cabeças e falaram de tudo: a crise econômica chegou aos lençóis; a pressão sobre os homens para serem mais "femininos" e ajudarem nas tarefas domésticas arruinou a testosterona dos machos; e o consumo alarmante de pornografia transformou o ato, a naturalidade do ato, em algo que não possui a mesma grandeza insana --e a mesma dureza peniana-- da ficção. 

Admito que tudo isso seja verdade. Mas existe uma verdade mais básica que tornou possível todas essas possibilidades: uma cultura que fez da "dessacralização" do sexo a sua obsessão, acabou com todas as obsessões. Acabou, no fundo, com o tipo de "tabus" que os nossos avós reservavam para o quarto. 

Resultado? 

Uma paisagem saturada em sexo foi matando o único afrodisíaco que não se compra na farmácia: o desejo. 

Ou, em linguagem mais prosaica, a vontade simples de estar, descobrir e transgredir com uma pessoa real. Não com uma boneca japonesa. Muito menos com uma estátua pelada. E depilada. 
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Jornalista, escritor, historiador e comentador e cientista político português.
Fonte: Folha online, 30/09/2014
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