terça-feira, 19 de agosto de 2014

Cinco tendências que devem alterar o mundo

ENCONTRO DE GESTÃO que reúne empresários e executivos no país avalia impacto das principais transformações no planeta nas próximas décadas

Precedido por debate que reuniu cerca de 130 empresários e executivos mais destacados do país, que fizeram encontro preparatório na semana passada, foi aberto ontem o 40º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh 2014), que se estende até quinta-feira em São Paulo, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.

No encontro, 70% dos participantes avaliaram que o ambiente macroeconômico no país vai piorar nos próximos 12 meses. Para 58,1% o desempenho de cada empresa nos próximos cinco anos será “mediano”, 39,5% preveem performance “excepcional” e 2,3% projetam resultado “sofrível”.

Palestrante do Fórum dos Presidentes, Blair Sheppard, sócio da consultoria PricewaterhouseCoopers, avaliou as principais mudanças no mundo e seu impacto.
O QUE VEM AÍ
-Mudanças demográficas
Em 1950, somente 8% da população no mundo tinha 60 anos ou mais. No ano 2000, o percentual passou para 10% e, em 2050, deverá subir para 21%. O envelhecimento nas próximas décadas vai impor grandes desafios à sociedade e às empresas, que terão de se adaptar à essa força de trabalho com uma idade mais avançada do que a atual.
-Poder econômico
Haverá uma grande mudança no mapa do poder da economia global no futuro. Países como China, Índia, Brasil, Rússia, Indonésia e Turquia terão mais riquezas do que o grupo formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Inglaterra e Canadá. O resultado será um mundo mais multipolar.
-Urbanização
As maiores cidades do planeta, que concentram hoje 3,8 bilhões de pessoas, passarão a ter 4,9 bilhões de habitantes em 2030, com grandes desafios à sustentabilidade dessas metrópoles. A competição entre nações para serem polos de desenvolvimento será substituí- da pela disputa por essas cidades.
-Alterações climáticas
Um dos desafios será resolver a escassez de água. Trará desafios energéticos e na produção de alimentos para uma população crescente.
-Avanços tecnológicos
Mudanças cada vez mais rápidas e conectividade forçarão as empresas a buscar modelos de negócios e de gestão alternativos. Os modelos de educação também terão de ser repensados.

Fonte: ZH online, 19/08/2014
Imagem da Interent

Nenhum comentário:

Postar um comentário