sábado, 5 de abril de 2014

"Os rótulos incitam a discriminação", diz psicóloga sobre ação do Procon-RJ na retirada dos ovos de páscoa

 "Os rótulos incitam a discriminação", diz psicóloga sobre ação do Procon-RJ na retirada dos ovos de páscoa Divulgação/Procon-RJ
 Adesivos do ovo trazem as expressões "nerd" e "morto de fome" 
Foto: Divulgação / Procon-RJ

Embalagem de ovo da Bis diz: "personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo"

Em virtude da ação do Procon-RJ, o órgão de defesa do consumidor catarinense também solicitou a retirada dos ovos de páscoa da marca Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, das prateleiras dos supermercados pelo Estado. A medida polêmica levou em conta o bullying para proibir a venda do produto, que tinha na embalagem a mensagem "personalize com adesivos e sacaneie seu amigo", contendo expressões como "morto de fome", "nerd" e "nervosinho".

Na opinião da psicanalista e psicóloga escolar, Idaira Amoretti, a medida do Procon foi acertada, já que a propaganda sugeria por rótulos em quem recebesse o presente. Confira a entrevista:
Diário Catarinense —O Procon no Rio de Janeiro pediu a retirada do produto Bis Xtra + Chocolate, com a justificativa de que a propaganda incita o bullying entre crianças e adolescentes. Como a senhora analisa esta questão?

Idaira Amoretti — Neste caso incita o bullying, sim, porque há rótulos. Todo tipo de rótulo traz junto consigo o bullying, pois a pessoa passa a ser classificada e isto pode trazer danos no futuro. Uma criança que nunca parou para pensar quem é o "morto de fome" ou o "nervosinho" da turma, pode passar a classificar seus colegas a partir da propaganda. Se fossem adesivos que destacassem qualidades do amigo, tudo bem. 
"Sempre afirmo que brincadeira é quando 
os dois dão risadas. Se apenas um der risada 
da brincadeira, tem algo de errado."

DC — Mas qual seria o mal que poderia ser causado em quem recebe um ovo com esta mensagem?

Indaira Amoretti — Rótulo cola mesmo e quando cola a pessoa não consegue ter uma auto imagem fora disto. Se está escrito ali que você é "nerd", você não consegue sair desta classificação. Passa a agir para manter este padrão que te impuseram só porque você tira notas boas. Passa a ser quase uma responsabilidade ser cdf, caxias e metódico. Fora a questão vexatória. No fundo, todo mundo tem algum motivo para sofrer bullying e a propaganda só expõe o lado ruim da pessoa.

DC — Na fanpage do DC, muitos comentários sobre esta ação do Procon tratava a questão como um exagero e classificavam o bullying como uma invenção moderna para inibir relações comuns entre crianças e adolescentes. Qual a sua opinião sobre este argumento?

Indaira Amoretti — O bullying existia, sim, mas não tinha este nome. Existem muitos adultos com problemas psicológicos causados por algum fato na infância. As pessoas sofriam com isto tanto quanto hoje. O tempo faz com que a gente não se lembre de quanto era sofrido. Muitos dizem "ah! no meu tempo eu apanhava para caramba e hoje sou uma pessoa normal", mas sabemos que não é assim. Algum efeito teve na formação desta pessoa. Nas relações entre jovens deve prevalecer o respeito. Sempre afirmo que brincadeira é quando os dois dão risadas. Se apenas um der risada da brincadeira, tem algo de errado. 
---------------------
Fonte: ZH online, 05/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário