terça-feira, 22 de abril de 2014

Os jovens de hoje

Rosely Sayão*
 


Mesmo com o grude dos pais, há filhos que querem se emancipar e então os pais se sentem abandonados 
Entrar na faculdade, começar a namorar de maneira mais compromissada --com seus sentimentos e com o outro --e deixar de morar com os pais já foram índices de que o filho havia crescido e de que, a partir de então, ele poderia e deveria cuidar da própria vida. Essas eram marcas de que a adolescência terminara, enfim. 

Não é mais assim. Agora, fatos desse tipo são sinais, para os pais, de que eles precisarão se dedicar ao filho de modo diferente: de que serão outras as preocupações que lhes tirarão o sono, de que serão outros os riscos que o filho correrá. Como tem sido, para muitos pais, ter filhos com 18 anos, ou um pouco mais? 

Bem, a partir do momento em que o jovem entra na faculdade, os pais se preocupam porque querem evitar que o filho fique lá por muito tempo. 

É: muitos jovens, nos mais diversos cursos, não conseguem terminar o curso de graduação que iniciaram. 

Ora porque ficaram em dúvida e passaram a achar que seu curso é outro, ora porque não encontraram professores que consideram "bons e motivadores", ora porque simplesmente não dão conta das responsabilidades exigidas, muitos abandonam o curso ainda no primeiro ano ou trancam matrícula em várias disciplinas. 

Alguns deles querem voltar a fazer um cursinho preparatório para um novo vestibular, outros esperam transferência de curso e, outros ainda, decidem "dar um tempo" nos estudos e ficar só curtindo a vida.
Apesar de os pais se preocuparem, vários deles aceitam a posição do filho e até se penalizam porque pensam que, afinal, escolher uma profissão que o acompanhará para o resto da vida não é fácil mesmo nessa idade. E muitos deles até querem que o filho insista, e para tanto se prontificam a ajudar o jovem a resolver suas pendências na faculdade. 

É impressionante ver a quantidade de pais nas faculdades que lá foram para tentar resolver problemas dos filhos. Antes, isso seria motivo de vergonha para o jovem; agora, muitos consideram isso "normal". Aliás, querem que isso aconteça. 

E o namoro? Muitos pais abrem a casa para que os filhos durmam com a namorada ou namorado e até providenciam camisinha, quando é o caso, para que a/o filha/o evite surpresas inesperadas. 

Mesmo com esse grude dos pais com os filhos, há os jovens que querem se emancipar, conquistar liberdade e autonomia, e decidem morar sozinhos. Ah! Os pais se sentem abandonados e não entendem os motivos que levam o jovem a renunciar a todo o conforto que oferecem. 

E acham, também, que o filho não conseguirá bancar sua própria vida. Pode ser que inicialmente eles não consigam. Mas, aos poucos, irão aprender que para ter roupa limpa precisam lavá-las, que para ter casa limpa precisam limpá-la e, que receber amigos para comer todo santo dia custa caro e dá trabalho. 

Tudo o que esses pais precisam, talvez, seja lembrar de sua própria juventude. Eles escolheram um curso com a mesma idade que agora têm os filhos, quiseram muito morar sozinhos e administraram tão bem quanto puderam sua vida sexual. 

Pode ser que eles pensem que não foram felizes assim, por isso querem dar melhores oportunidades aos filhos. Mas ninguém tem a receita da felicidade; sabemos uma única coisa: só a própria pessoa pode buscar esse estado. 

Nossa questão em relação a esses jovens deve ser: será isso bom para eles? 
----
* Psicóloga e consultora em educação
Fonte: Folha online, 22/04/2014
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário