quinta-feira, 17 de abril de 2014

Em princípio acho que sim

Nuno Costa Santos*
 
Em Portugal é tudo em princípio. Em princípio esta crónica vai chegar ao fim. Fazer essa nota do “em princípio” é uma das nossas marcas. Devia candidatar-se o “em princípio” a património imaterial da humanidade. Expressa a nossa cultura e a nossa identidade. Nenhuma acção por aqui é garantida. O “garanto-lhe” soa sempre estranho. Quando alguém, numa oficina, nos diz: “Garanto-lhe que vai ter o carro pronto às 6h”, uma pessoa fica entre o desconfiado e o desconsolado. “Não queria antes dizer: ‘Em princípio vai ter o carro pronto às 6h?’” Ninguém está preparado para a certeza. O escândalo acontece se o funcionário porventura remata: “Se não tiver o carro pronto às 6h pode levar o meu à vontadinha.” “Tá maluco ou quê?”

Nem os serviços públicos escapam a esta filosofia da incerteza. Vamos às finanças: “O reembolso dos impostos em princípio vai chegar daqui a 15 dias.” Pausa. “Se não chegar, venha cá ou então telefone. Peça para falar com a Gabriela.” Pergunta-se à Gabriela: “Quem é que, em princípio, me vai reembolsar pelo cacau gasto em transportes e telefonemas?” “Em princípio, ninguém.” Pois. Calculava. Não se importa que, com toda a certeza, me passe dos carretos?

O “acho que” também se usa muito. É um início de frase que nos fica da infância. Quando se pergunta a um miúdo “gostas mais do teu pai ou da tua mãe?” a resposta, já arriscada, é “acho que é do meu pai, que me compra mais jogos para a Play Station”. Quando se pergunta ao mesmo miúdo o que sonha ser quando for grande a resposta, nestes dias, é no máximo “acho que quero ser astronauta ou emigrante”. Sim, o “acho que”, expressão naturalmente infantil e juvenil, própria das idades da indecisão, sobrevive na lusitana idade adulta. “Acho que isto vai lá” é a nossa sentença. O “acho que” também devia seguir como proposta para a UNESCO.
------------------------------------
* Cronista português.
Fonte: http://www.sabado.pt/
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário