sábado, 15 de fevereiro de 2014

NÃO DEVERÍAMOS SEPARAR NOSSA ESPIRITUALIDADE DO RESTO DA NOSSA VIDA

 
Ele não quer que seus leitores renunciem ao mundo carnal e passem a viver em uma caverna no Tibete. Pelo contrário: traz a espiritualidade à rotina – uma vida em que você trabalha, joga videogame, faz sexo e toma cerveja – para ajudá-lo a encarar situações difíceis ao longo do caminho. Essa é a sacada do livro Budismo na Mesa do Bar, do escritor nova-iorquino Lodro Rinzler, lançado recentemente no Brasil pela Universo dos Livros.

Com tom bem-humorado e nada ortodoxo, a obra faz com que os princípios do Budismo entrem no cotidiano dos leitores para ajudá-los a entender como as doutrinas desta religião podem ser aplicadas à vida cotidiana. Na entrevista a seguir, Rinzler mostra que a paz que você tanto procura pode estar no boteco mais próximo de você – basta estar atento e consciente para perceber.

Vida – A mesa de bar é um lugar para beber e jogar conversa fora. O que isso tem a ver com meditação?

Lodro Rinzler – A ideia em torno do título Budismo na Mesa do Bar é que não deveríamos ter de separar nossas crenças religiosas, nossa prática de meditação ou nossa espiritualidade do resto da nossa vida. Para muitos de nós, isso significa trazer o ato de meditação, de estar presente, para os momentos em que saímos com amigos, situações românticas ou no nosso trabalho. Devemos aplicar a nossa atenção, a nossa capacidade de estar presente, para cada situação da vida.

Vida – Você compara a meditação a um vício. Por que as pessoas se tornam tão dependentes à prática?

Rinzler – Embora seja difícil começar uma prática de meditação regular, uma vez que você comece, perceberá que ela é muito útil. O fato de estar mais presente em suas interações do dia a dia lhe traz alegria. Tendo em vista os benefícios da meditação, você deseja fazê-la cada vez mais. Ela pode ser viciante de uma forma semelhante a ir à academia.

Vida – Andar como um Buda, como menciona o título de outro livro seu, é complicado quando você tem problemas de dinheiro, relacionamento, saúde etc. Qual é o segredo dos budistas?

Rinzler – Quanto mais tempo nós passamos meditando e ficando atentos à respiração, mais tempo nos tornamos capazes de estar presentes com os aspectos agradáveis ou dolorosos da nossa vida. Mesmo que tenhamos problemas de dinheiro, ou estejamos passando por uma má situação, ou nos sintamos mal, podemos estar lá para a experiência. Na verdade, quanto mais formos capazes de lidar com a nossa experiência sem manipulá-la, mais fácil se torna para se trabalhar.

Vida – A ideia de viver uma coisa de cada vez, plenamente, é interessante. Mas a vida online, com informações instantâneas, é capaz de atrapalhar a plenitude até de um Buda... O que você acha sobre isso?

Rinzler – A maioria de nós já passou décadas a deixar-se distrair, não dando toda a nossa atenção a nada. A meditação é o ato de estar totalmente lá, totalmente com uma coisa de cada vez. Aplica-se para o resto de sua vida com muita facilidade. Quando você se senta para comer uma refeição, você realmente aprecia o sabor de seu alimento. Quando você faz sexo com seu cônjuge, você faz amor com ele. Você não está fazendo milhares de outras coisas nesse momento. Você está com a sua experiência. Isso parece bom agora? Assim, a meditação ajuda você a esse respeito.

Vida – Você diz que em qualquer profissão, país ou classe social, as pessoas são insatisfeitas. O que sugere para alcançar a plenitude?

Rinzler – Do ponto de vista budista, a iluminação é realmente acordar para a natureza de como as coisas são. É ver além da nossa confusão e experimentar o mundo como ele é, ao contrário de como gostaríamos que fosse. Qualquer um pode fazer isso. Mesmo se você não está interessado em ser um budista, pode ler este livro e desfrutar de aprender a meditar. Você pode estar mais atento para todos os aspectos de sua vida, o que vai lhe trazer um sentimento de satisfação diferente, mas ainda maravilhoso também.
------------------------------
Reportagem por  lara.ely@zerohora.com.br
ENTREVISTA LODRO RINZLER ESCRITOR NOVA-IORQUINO, AUTOR DO LIVRO BUDISMO NA MESA DO BAR LARA ELY
Fonte: ZH on line, 15/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário