sábado, 8 de fevereiro de 2014

Adeus ao amigo

CLÁUDIO LEVITAN*

NICO NICOLAIEWSKY 1957-2014

 

É difícil de escrever este texto, como se, ao não falar a notícia, ela não fosse existir, como se guardar silêncio fosse postergar esta frase fria e tão inacreditável: o Nico morreu! Isso nunca deveria ter saído da minha boca, sempre queria que fosse ao contrário, fosse tu, meu querido amigo e parceiro, que noticiasse aos outros com teu jeito tão sensível, emotivo, poético e com um sorriso no fim, essa notícia que, por estarmos vivos, em algum momento será dita: morreu! O triste é pensar nos dias futuros quando a ficha for caindo, caindo e a saudade aumentando ao nível do insuportável. O triste é pensar na Nina, tua querida filha, e na harmonia carinhosa e silenciosa que existia entre vocês dois! O triste é ver a Márcia, tua esposa, com seu coração partido e tentando garantir as pontas para que a casa não caia. Tudo é triste, meu amigo, com tua ausência.

Ah, se eu fosse um Monty Python, encontraria uma piada para elevar nossa tragédia ao patamar da comédia, mas está sendo impossível. Me falta aquele teu jeito forte e rápido de transfigurar a realidade numa gargalhada, num riso que acariciava nossa dor e nos transportava para a vida. Falar contigo sempre me acalma, e agora, sabendo que falamos de alma para alma, estás me confortando novamente. E estou cada vez mais seguro de que estamos cada vez mais juntos e que agora somos mais amigos ainda!

 Quis sempre dizer aos quatro ventos o quanto te amava, mas o que iriam dizer? Até tu ficarias constrangido (Ué, o que houve contigo, Levitan, desmunhecou?). Agora vou dizer, te amo, foste mais que um amigo, foste meu irmão, parceiro, alma gêmea... quanta coisa planejávamos fazer... por que tão cedo? As respostas não cabem ao nosso plano, são de outra esfera e que fiquem nela. Aceitemos os fatos e garantiremos que vamos honrar a tua memória, tão cara e tão grata para nossa cidade que aprendeu a te amar, nossa cidade e o mundo inteiro, inclusive, o mundo de outras esferas!

Meus profundos e sinceros pesares para a querida e maravilhosa família do Nico, seus pais, irmãos, esposa e filha!
------------------------
*Músico, autor do roteiro da adaptação em HQ de “Tangos & Tragédias”. Participaria como convidado especial desta temporada
Fonte: ZH online, 08/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário