quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O primeiro emprego dos Mestres do Jornalismo

0---0-0---mestres

Ganhar prêmio três vezes consecutivas na mesma categoria não é para qualquer profissional. Por isso, todos os anos, o Prêmio Comunique-se entende que jornalistas deste gabarito são, sim, Mestres. Com carreiras extensas e marcadas por grandes reportagens, a maioria deles traz bagagem de outras áreas, por onde passaram antes de chegarem às redações. Entre os mais de 20 que compõem a galeria, Ernesto Paglia e Tadeu Schmidt contaram suas histórias e falaram do primeiro emprego.

Quem poderia imaginar, Paglia, que atualmente comanda o 'Globo Mar', já foi auxiliar de laboratório fotográfico, trabalhou no almoxarifado de uma distribuidora de medicamentos e foi funcionário do departamento de estatísticas da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O jornalista já estudava comunicação na USP e estava em busca de estágio quando chegou à secretaria, local onde checava dados e revisava números. "Se não tivesse conseguido um estágio rapidamente teria que voltar para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde minha família morava".

Depois dessa experiência, o repórter foi em busca de algo na área. "Com a cara e a coragem, fui até à Jovem Pan. Cheguei, me apresentei para a recepcionista e disse que queria falar com o chefe de reportagem, José Carlos Pereira". Paglia passou pela rádio, veículo que deixou logo em seguida por ter participado de greve de jornalistas. A Globo surgiu logo após, em junho de 1979. São 34 anos, que acumulam passagens por 'Bom dia São Paulo', 'Jornal Hoje', 'Globo Repórter' e outros programas.

Embora não tenha tido sucesso no esporte, Tadeu Schmidt queria ser jogador de vôlei, modalidade que praticava desde os nove anos. "Eu queria viver daquilo, ser rico e famoso como atleta igual ao meu irmão. Aos 17 anos fui para a seleção brasileira infanto-juvenil (a primeira seleção do Nalbert), mas fui cortado. Aquilo foi uma decepção muito grande e eu desisti", comenta mencionando o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt.

Aos 18 anos, o atual apresentador do 'Fantástico' começou a estudar comunicação, mas confessa que ainda estava longe do jornalismo, área que só decidiu seguir no quinto semestre da faculdade. "Meus concorrentes já estavam pensando na carreira muito antes de mim. Tive que me dedicar muito para recuperar as várias voltas de desvantagem que eu tinha nessa corrida". Após passar por estágio na Radiobrás, o jornalista começou a fazer TV, mídia onde construiu carreira. "Errei tudo que uma criatura pode errar e fui aprendendo com os erros e os ensinamentos dos mais experientes. Aos poucos, fui me acostumando, descobrindo os segredos da televisão e tirando minhas próprias conclusões".
--------------
Fonte:  http://portal.comunique-se.com.br/11/12/2013
Foto reprodução: Paglia e Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário