domingo, 15 de dezembro de 2013

A VIAGEM DOS REIS MAGOS

CÉLIA FARJALLAT*

O nascimento de Cristo foi marcado por uma estrela que mostrou que era chegado o momento de partir de suas terras em busca do Redentor. Partiram em aventurosa jornada, em seus camelos.E ao chegarem, prostrando-se diante do presépio, adoraram o Salvador.

Em resumo, esta é a maravilhosa história daqueles Magos, tradição que vem enternecendo o mundo cristão desde sempre. Além da narrativa bíblica, há estudos minuciosos como o de Malba Tahan, que recorreu aos escritos antigos de numerosos autores para recontar a maravilhosa viagem. Antes de tudo, o que significa o termo mago? Vem do grego Magos, sacerdote persa. Termo que no persa moderno, mug ou mog, quer dizer o adorador do fogo. O verdadeiro sentido de magos, no texto de São Mateus seria o de chefe religioso, personagem digno de respeito.

Como eram os Magos? Desde o modesto modelador de figuras aos artistas famosos, profanos ou cristãos, os Reis Magos têm sido representados como majestosos e dignos. O Venerável Beda ( 672- 735 ) historiador, teólogo e astrônomo inglês, afirma que os Reis Magos seriam Melquior, Gaspar e Baltasar. O primeiro moço e robusto, sempre vestido com uma túnica azul, e turbante de várias cores. Gaspar seria o mais velho, de cabelos brancos e longa barba. Baltazar seria pardo e vestia-se de encarnado e branco, e usava sandálias amarelas.

Como teriam viajado de seus reinos até Belém? Provavelmente em camelos.

Acompanhados de séquito numeroso, eles teriam tido revelação da expectativa da vinda do Salvador. Atravessaram desertos e montanhas, e chegados a Jerusalém procuraram Herodes, contaram-lhe o motivo de sua vinda, e Herodes estremeceu de angústia e de medo.

Depois, dirigiram-se à gruta de Belém, prostraram-se diante do Menino Jesus e O adoraram ; e depois ofertaram a Jesus incenso e mirra, presentes simbólicos. Avisados em sonhos das intenções de Herodes, eles voltaram por diferentes caminhos. Mas Herodes, furioso, mandou matar todos os meninos de menos de 2 anos de idade. A desolação foi geral...

A Estrela dos Reis Magos, Vésper, Estrela Guia, sinal luminoso visto nos céus de Belém, tem inspirado autores de todas as raças, através dos séculos e numerosos poetas.

De muita delicadeza é o poema do cearense Martin Alvarez, que diz a certa altura descrevendo um presépio : 

“ Dentro de alpendre, modelado em barro,
Havia um céu estrelado de cetim azul/ rico de estrelas prateadas
E dentre vales e colinas
e cedros de cartolina
uma pobre estrela brilhava 
Estrela que já foi broche.
 Mas hoje faz que alumia
 o Natal do Salvador....”

A viagem dos Reis Magos atravessou os séculos. Persiste ainda hoje, nos sertões e outros lugares brasileiros com sua peregrinação a pé. Após a longa caminhada, vai terminar em grande pagode, no terreiro do festeiro do ano, na Noite de Reis. Voltaremos ao assunto, se Deus quiser.
----------
* Célia é jornalista e atualmente cronista do Correio Popular.
e-mail: correiopontocom@rac.com.br
Fonte: Correio Popular online,/12/2013
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário