quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CRISE

 Paulo Gaudêncio* 


O outro lado da crise:

As pessoas costumam associar crise a sofrimento, o que é um equívoco, no meu entender. As crises são processos saudáveis de adaptação às mudanças que fazem parte da vida. E não apenas são necessárias, como positivas, pois levam à renovação.

Crise, prenúncio de uma nova vida:

Quando se fala em crise, a primeira ideia que vem à cabeça é a de sofrimento. Para mim, entretanto, crise é uma coisa boa. É um processo de ajuste interior que permite, ao indivíduo, acompanhar as mudanças que ocorrem constantemente em sua vida. Acontece quando a ideia caminha e a estrutura fica para trás. 

O homem tem ideias de profissão, de amor, de vida. Para concretizá-las, precisa de uma estrutura que lhe dê sustentação. Eu me formei, tinha uma ideia de profissão, abri um consultório. Comecei a trabalhar, aprendi, minha ideia caminhou e a estrutura ficou defasada. O que vai acontecer? Vai haver uma desestruturação, uma reestruturação e um período de paz até a ideia caminhar de novo e eu ter uma nova crise e criar novos alicerces. Crise é para sempre.
---------------
* Psiquiatra.
Fonte: Site do Autor. 
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário