sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"A escrita é uma batalha perdida"

 Divulgação / Divulgação
 Bettega: "Tenho a impressão de que as pessoas, ao ler meus livros, pensam que sou um escritor cerebral, mas não é assim. Sou superintuitivo"

Em 2007, Amilcar Bettega, de 49 anos, passou um mês em Istambul. A viagem à Turquia fez parte de um projeto que levou vários escritores brasileiros a outros países com o intuito de que produzissem a partir da experiência de deslocamento. No caso do vencedor do Prêmio Portugal Telecom de 2005 com "Os Lados do Círculo", o resultado daquele contato com uma cultura e um idioma totalmente desconhecidos - exigência do próprio escritor para aceitar o convite - chega agora às livrarias. "Barreira" (Companhia das Letras) é a história de dois homens, um turco-brasileiro e um francês, que vagam por Istambul em busca não só de pessoas, mas de algo tão abstrato como o passado e o futuro. Os obstáculos criados pela dificuldade de comunicação, diferença cultural e de geração levam os personagens a uma sucessão de desencontros e questionamentos sobre si mesmos.

De malas prontas para a China, sua próxima casa, o gaúcho passou pelo Brasil, no início do mês, para divulgar seu livro. Antes, ainda em Lisboa, onde atualmente mora, conversou com o Valor. Leia a entrevista.

Valor: Desde 2004, quando saiu o premiado "Os Lados do Círculo", são quase dez anos sem publicar. Por quê?
Amilcar Bettega: Não sou muito prolixo. Escrevo pouco, muito pouco, quase a conta-gotas. Sou muito lento para escrever, primeiro porque não tenho a disciplina de sentar todo dia para escrever. Só vou escrever quando é impossível não o fazer. Só escrevo quando sinto vontade e não é todo dia que isso acontece.

Valor: "Barreira" é seu primeiro romance. Havia uma certa resistência sua, um contista, em entrar nesse gênero?
Bettega: Havia, sim, uma resistência quase militante, meio boba, da minha parte. Tem a ver com o fato de o romance ser o queridinho do mercado. Quando você escreve conto e tenta publicar, o que mais ouve dos editores é: quando tiver um romance, fala comigo. Consegui publicar três livros de contos e me agarrei a isso, e dei mesmo as costas à possibilidade de escrever um romance. Também por isso foi duro a escrita desse livro, eu estava habituado a uma maneira de pensar em uma história a partir de características próprias do conto.

Valor: "Barreira" parece ter sido escrito por alguém que se preocupa muito com a forma, talvez até mais do que com a história. Há muitas voltas, saltos e pontes. É um livro bem armado...
Bettega: O cuidado com a forma é um dos meus nortes. Não que a questão da história seja secundária. Funciona tudo junto. Para mim a literatura é fundamentalmente linguagem e forma. O que não posso concordar é com a afirmação de que uma história bem contada é o melhor que pode haver. Como se fosse só isso. Não é. Isso eu posso afirmar, não me interessa a história bem contada. Porque o que está por trás disso é a ideia da coisa mastigada, encadeada, de preferência sequencial: começo, meio e fim, e se possível com uma boa moral no final. E é contra isso que me insurjo. É mesmo um princípio. Eu quero justamente a história mal contada, aquela em que você tropeça, tem que voltar, que deixa dúvidas.

Valor: E foi complicado montar esses labirintos no romance?
Bettega: Quando começo um livro, eu saio fazendo, não sei o que vai acontecer. Essas ligações vão surgindo depois. Claro que isso implica voltar muitas vezes, refazer, reescrever para poder fazer essas ligações. Tenho a impressão de que as pessoas, ao ler meus livros, pensam que sou um escritor cerebral, que imagina tudo o que vai acontecer, que traça planos, mas não é assim. Sou superintuitivo. Vou escrevendo e depois vou achando essas ligações.

Valor: O livro arranca com um enorme parágrafo sem ponto final, o que faz que a primeira parte pareça acelerada, atropelada. Por que optou por essa forma?
Bettega: Toda a primeira parte é composta por capítulos que são blocos de textos sem ponto final. Foi um risco que decidi correr. Ou o leitor entra e se deixa levar, embarca, ou vai largar o livro. E acho até que muita gente pode largar. Isso não foi premeditado. Comecei a escrever, escrevi um parágrafo longo, e vi que aquilo ganhava um certo ritmo, senti melhor a voz daquele personagem e decidi continuar porque fazia sentido. É um personagem que erra, que erra atrás da filha numa cidade que é a dele, mas ele não conhece mais. Achei que esse fluxo casava bem com isso, que poderia traduzir certo estado de espírito do personagem. Mas tenho consciência de que não facilito muito para o leitor, não apenas na primeira parte, e que posso até estar rechaçando leitores. Ao mesmo tempo, se não fizesse assim eu ia me sentir falso comigo mesmo. Acho que esse livro exige certa parceria do leitor, não sei se tenho direito de pedir isso a priori, mas é como se eu dissesse: vem comigo, vamos. Avança mesmo que algumas coisas fiquem incompreensíveis. Estamos no escuro, mas vamos caminhando de mão dada. Até porque eu, quando escrevia, também caminhei no escuro.

Valor: Novamente volta aos seus textos um ar pessimista, fatalista. Pode-se dizer que é uma marca da sua escrita?
Bettega: Isso aparece nos meus escritos sim. "Deixe o Quarto Como Está" é meio cinzento também, meio sem saída. Acho que faz parte do meu universo, da minha visão de mundo.

Valor: É um livro de alguém que chegou ao meio do caminho da vida e começa a fazer balanços?
Bettega: Não cheguei a pensar dessa maneira. O que tem são dois personagens, que funcionam um pouco como um duplo, com várias semelhanças: perderam os filhos, estão um pouco à mercê das coisas, do que acontece à volta deles. Não têm a vida nas mãos, não têm o controle. E, se você se deixa levar, tem uma hora que paga por agir assim. Eu tenho essa característica de deixar as coisas acontecerem e isso é algo que me inquieta. E nem tenho do que me queixar, porque tem me acontecido bem, mas às vezes sinto o perigo disso.

Valor: O livro levanta também a questão da impossibilidade de traduzir sentimento em palavras. Quase como um reconhecimento do fracasso de escrever. É uma batalha perdida?
Bettega: Isso é um dos pilares do livro. Uma das coisas em que bato. Sim, a literatura, ou melhor, a escrita é uma batalha perdida. Você sabe que não vai conseguir fazer o que tem na cabeça. É perdida desde o início, porque é tentar traduzir uma coisa que pode ser tudo - um pensamento, uma imagem -, menos palavra, em palavra. Então você já perdeu. Não vai chegar. Está fadado ao fracasso. Digo isso desde a epígrafe, tirada de um texto de Beckett, que diz que no outro dia tudo o que restava do sonho era um ressaibo de fracasso. Vai querer dizer algo, mas não vai conseguir dizer exatamente o que você quer. É o que acontece a todo tempo. Agora, por exemplo, estou tentando explicar coisas e tenho certeza de que não vou conseguir fazer da maneira como eu gostaria. Isso acontece a todo tempo nas relações que você tem com as pessoas.
---------------------
Reportagem por Ricardo Viel | Para o Valor, de Lisboa
Fonte: Valor Econômico on line, 13/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário