quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Elogio da bondade

  José M. Castillo*

“A bondade não se prega, nem se ensina, nem se impõe. 
A bondade se contagia”
 


O que mais me impressiona no papa Francisco (foto) é a sua bondade. A bondade não é fazer “o bem”. É isto, é claro, mas, é mais do que isto. Porque, afinal de contas, o que significa fazer o bem? Isso depende de quem dita o que é bom e o que é mau. Na Espanha, até 1975, era ruim votar nos governantes. E o que era bom era ficar calado e se submeter. A partir do dia em que se aprovou a vigente Constituição Espanhola, é bom ir votar, ao passo que é ruim não tomar parte ativa e se comprometer em melhorar a gestação da “coisa pública”, segundo o que cada um pensa e dentro dos limites que a Constituição e a ética da gente decente permitem.

A bondade é sempre uma forma de alguém se relacionar com os demais. Há uma prova muito simples para ver até onde vai a bondade de uma pessoa. Há tempo, eu já disse: “o espelho do comportamento ético não é a própria consciência, mas o rosto daqueles que vivem comigo. Quando este rosto expressa paz, esperança, alegria e felicidade, porque meu comportamento gera tudo isto, então é evidente que minha conduta é eticamente correta”.

A bondade não se prega, nem se ensina, nem se impõe. A bondade se contagia. Aquele que é bondoso, cria um clima de bondade. E isso muda a vida. A de uma pessoa e a dos outros. Ser sempre bondoso, reconhecer os próprios limites e as próprias contradições. Somente assim poderemos, passando ou não a crise, vivermos melhor. E nos sentiremos melhor.

Já sei que isto não é a panaceia universal. Seria ingênuo pensar que apenas com a “benevolência” o mundo se ajeita. Não. Entre outras razões, porque a bondade carrega consigo o não ficar calado e passivo quando se vê o sofrimento, e muito sofrimento, dos mais frágeis. Em tais condições, aquele que se cala não se distingue por sua bondade, mas por sua covardia, por seu medo, por interesses inconfessáveis. Isto não é bondade. Dá vergonha de ver, sofrer e até pensar nisto.

De qualquer modo, e aconteça o que acontecer, não nos cansemos jamais de ser bons, sempre orientados e guiados pela mais desconcertante bondade. Porque, é um fato, a bondade é o que mais nos assusta e até nos desconcerta.
-------------------
* Escreve o teólogo José María Castillo, em seu blog Teología Sin Censura, 13-08-2013. A tradução é do Cepat.
Fonte: http://goo.gl/EUV9z9 
Fonte: IHU on line, 14/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário