domingo, 30 de junho de 2013

Uma orgia bacanal

(Nietzsche)

Recebi um presente de uma mulher que desconheço. Veio embrulhado em papel bonito. Abri. Era um quadrinho bordado a ponto de cruz. Está pendurado à minha frente. Nele está escrito: “Deus abençoe esta bagunça”. Não sei como ela adivinhou pois ela não me conhecia e nunca havia entrado no meu escritório. Mas o fato é que ela adivinhou que as coisas que eu escrevia nasciam de uma grande bagunça.

Faz tempo publiquei dois livros com o nome de "Quarto de Badulaques". Quartos de badulaques eram quartos de bagunça, onde as coisas eram colocadas sem nenhuma ordem.

Numa casa arrumada cada coisa tem um lugar certo. Mundo ordenado, qualquer desvio fica logo evidente. Por isso, para não deixar evidências da presença da gente num certo lugar é preciso deixar as coisas no lugar preciso onde estavam quando chegamos. As vezes um simples fio de cabelo na pia do banheiro faz a denúncia...
A bagunça, ao contrário, estabelece um mundo permissivo, não há lugar certo para as coisas. A bagunça não pede arrumação. O espaço está aberto a muitas possibilidades.
A ordem marcha. A imaginação dança.

Ela era uma mulher bonita, longos cabelos claros. Mas o seu corpo era morada de um demônio terrível, a “compulsão pela ordem”. Ela só tinha um pouco de tranqüilidade quando a empregada ia embora, os filhos estavam na escola e o marido ainda não voltara do trabalho. Sozinha na casa. Tinha então a certeza de que nenhum objeto sairia do lugar — porque não havia ninguém que o movesse. Os objetos do seu mundo eram fixos no espaço.

Kurt Goldstein (1942), neurologista, fez um estudo sobre os efeitos das lesões no cérebro de feridos de guerra. Os efeitos variavam segundo a parte do cérebro que havia sido lesada. E ele observou que, quando uma certa parte do cérebro era lesada o ferido apresentava uma curiosa alteração de comportamento: ele se tornava meticulosamente ordeiro, obsessivo em relação à posição dos objetos no seu ambiente. Nas entrevistas ele passava o tempo todo compulsivamente organizando os objetos que se encontravam sobre a mesa, que o entrevistador, de propósito, insistia em desarrumar. Esse fenômeno levou Goldstein à conclusão de que, antes do ferimento, quando o cérebro estava inteiro, de posse de todas as suas funções, o ferido não precisava de uma ordem material, concreta, para organizar seu mundo. O cérebro convivia bem com a desordem, percebia ordem na desordem. Mas quando o cérebro era lesado e suas funções normais prejudicadas, o cérebro necessitava de uma “bengala” em que apoiar o seu comportamento.

Esse experimento de Goldstein sugere que a “bagunça” não significa indisciplina. Significa, possivelmente, que o bagunceiro põe uma ordem virtual na bagunça real.

A delícia de um quebra-cabeças está precisamente na “bagunça” das peças. Quando o trabalho termina e todas as peças estão colocadas em ordem o “brinquedo” acaba e a inteligência se assenta na poltrona... É isso que acontece com aquelas pessoas que colam o quebra-cabeças depois de armado. Ele nunca mais será brinquedo. Nunca mais fará pensar. Hegel escreveu, no prefácio à Fenomenologia de Espírito, que o triunfo da razão é uma orgia bacanal na qual nem um dos participantes está sóbrio. Assim abençoo a minha bagunça...
---------
* Escritor. Educador. 
Fonte: Correio popular on line, 30/06/2013
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário