terça-feira, 28 de maio de 2013

Viúva de Jorge Luis Borges oferece ao papa Francisco toda a obra do escritor argentino

Foto
Jorge Luis Borges
A viúva de Jorge Luis Borges (1899-1986) ofereceu ao papa Francisco toda a obra do escritor argentino, que está entre os favoritos de Jorge Mario Bergoglio, anunciou o jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano".

Os livros foram entregues ao papa este sábado pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi.

O prelado revelou que se encontrou com Maria Kodama, tendo combinado com ela, após um longo diálogo sobre a obra do escritor, um encontro cultural que, com toda a probabilidade, decorrerá no próximo ano em Buenos Aires.

A iniciativa vai enquadrar-se no âmbito do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes coordenada pelo Pontifício Conselho para a Cultura.

Bergoglio foi professor de Literatura e Psicologia do Instituto da Imaculada Conceição, sediado na cidade argentina de Santa Fé, entre 1964 e 1965.

Naqueles anos Borges redigiu o prefácio de um livro que recolhia os contos que o então padre Jorge Mario pedia aos alunos para escreverem.

Uma experiência que o atual papa nunca esqueceu e que se consolidou com a estima que Bergoglio tinha por Borges, fundada no seu talento literário, bem como na sua humildade e espessura humana.

Antes de ser eleito bispo de Roma, o prelado afirmou que Borges era um «agnóstico que rezava o Pai-nosso todas as noites, porque tinha prometido à sua mãe, e morreu assistido religiosamente».

Borges, assinalou o cardeal no livro "Papa Francisco - Conversas com Jorge Bergoglio", editado pelas Paulinas, «tinha a genialidade de falar praticamente de tudo sem se vangloriar disso». 

«Era um homem muito sapiencial, muito profundo. A imagem que tenho de Borges perante a vida é a de um homem que arruma as coisas no seu sítio, que organiza os livros nas prateleiras, como o bibliotecário que ele era», acrescentou.

O colóquio entre intelectuais que se vai realizar na capital argentina vai centrar-se no tema da indiferença religiosa, adiantou o cardeal Ravasi.

Reportagem por: Rui Jorge Martins 
Fonte: http://www.snpcultura.org lSNPC | 27.05.13


Nenhum comentário:

Postar um comentário