sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco já chegou a Castel Gandolfo para se encontrar com Bento XVI

Foto

O papa Francisco chegou a Castel Gandolfo às 12h15 locais (11h15 em Lisboa) para se encontrar com o seu antecessor, Bento XVI.

O helicóptero branco em que viajou Francisco sobrevoou duas vezes a baixa altitude o centro de Castel Gandolfo, refere por seu lado o site Vatican Insider.

O voo de 20 minutos foi aplaudido pelos fiéis reunidos no exterior do palácio apostólico.

No heliporto de Castel Gandolfo houve «um abraço belíssimo entre o papa e o papa emérito», revelou aos jornalistas o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, que também está em Castel Gandolfo.

Francisco, acompanhado do papa emérito, deslocou-se seguidamente de automóvel, pelo interior da propriedade pontifícia, até ao palácio apostólico.

O encontro privado entre ambos, de 45 minutos, constituiu «um momento de altíssima e profundíssima comunhão», disse o padre Federico Lombardi.

A conversa proporcionou a Bento XVI a oportunidade de «renovar o seu ato de reverência e obediência ao seu sucessor», e a Francisco a ocasião de renovar a «sua gratidão e a de toda a Igreja pelo ministério» do antecessor, acrescentou o responsável, citado pela Ansa.

O papa e o papa emérito almoçam juntos. Francisco regressa ao Vaticano durante a tarde, também de helicóptero.
Foto
Este é o primeiro encontro entre Francisco e Bento XVI após o conclave mas não será o primeiro contacto entre ambos após a assembleia dos 115 cardeais.

No dia da eleição o papa Francisco falou por telefone com o seu antecessor, gesto que repetiu a 19 de março, dia de S. José, nome próprio (Joseph) de Bento XVI.

Este domingo o papa preside à missa de Domingo de Ramos, na praça de S. Pedro, no Vaticano, e ao meio-dia (11h00 em Lisboa) recita a oração do Angelus.
Foto

Foto

Foto

Foto

Rui Jorge Martins
Fotos: ANSA
© SNPC | 23.03.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário