sábado, 26 de janeiro de 2013

Por que amamos tanto os bichos

CUMPLICIDADE A estudante Laura Aragão, de 9 anos, abraça sua “irmã” Hanna, fêmea de dog alemão, internada no hospital veterinário. Os bichos viraram parte emocional da família (Foto: Marcelo Min)

 Novas pesquisas científicas explicam nosso apego aos animais de estimação. Donos sofrem – e até se internam – com seus pets nos hospitais universitários

As ideias do filósofo americano Henry David Thoreau sempre estiveram à frente de seu tempo. Ele morreu em 1862, a três anos de ver a Constituição americana oficializar a proibição da escravidão, uma das causas que defendera. Interessado nas interações humanas com a natureza, foi um dos precursores dos conceitos de ecologia e ambientalismo. Sua filosofia da desobediência civil – a resistência aos atos de governos injustos – influenciou líderes como o pacifista indiano Mahatma Gandhi. O pensamento de Thoreau permanece atual também num dos aspectos essenciais da vida moderna, quando trata da relação entre humanos e seus animais de estimação. Thoreau escolheu viver no campo, à beira de um lago, para desfrutar a vida simples. Lá, depois de observar os vizinhos e seus animais, chegou a uma conclusão que ainda hoje resume a relação do Homo sapiens com seus bichos domésticos: “Com frequência, um homem é mais próximo de um gato ou de um cachorro do que de qualquer outro ser humano”.

Capa 766 Banca (Foto: Johnny Duarte/ÉPOCA )

Desde os tempos de Thoreau, muita coisa mudou – mas esse aspecto da vida moderna apenas confirmou a percepção do filósofo. Os animais tornaram-se parte da família. Numa pesquisa recente, nove em cada dez pessoas ouvidas nos Estados Unidos afirmam que seus sentimentos pelos animais domésticos são semelhantes àqueles que nutrem pelas pessoas mais próximas. Para os amantes dos bichos, é apenas a constatação do óbvio. Para quem não gosta de intimidade com os animais, é um desvio de comportamento a ser explicado por psicólogos. Como é possível o sentimento por animais rivalizar com o apego às pessoas?

No recém-lançado What’s a dog for? (Para que serve um cão?, sem edição no Brasil), o jornalista americano John Homans investiga as explicações científicas e filosóficas para a “estranha situação de ter um predador em sua casa, deitado de barriga para cima, esperando alguém lhe fazer cócegas”. Em outro livro recente, também sem tradução no Brasil, Another insane devotion (algo como Outra devoção insana), o americano Peter Trachtenberg narra a procura por sua gata Biscuit, metáfora para seu casamento em crise. Ele descobre que o amor por Biscuit e o amor pela mulher guardam pontos em comum.

Goste-se ou não, a elevação do status dos animais a integrantes da família está aí. Basta passear pelos perfis de amigos e parentes nas redes sociais para constatá-lo. As fotos do cachorro disputam espaço com as do bebê. As declarações de amor aos animais se sucedem em cascata. Vídeos que capturam a fofurice de cãezinhos e as proezas de bichanos – já viram os gatos cantores? – são campões absolutos de audiência. A oferta de produtos e serviços para os bichos de estimação é mais um indício de amor desmedido: há de padaria a manicure especializada, num mercado que movimenta R$ 12,5 bilhões por ano no país. Estima-se que os brasileiros, donos de 101 milhões de animais domésticos, gastem R$ 400 mensais em cuidados com eles.
-------------
Reportagem por: MARCELA BUSCATO E NATHALIA ZIEMKIEWICZ
 >>Trecho da reportagem de ÉPOCA desta semana que está nas bancas
Fonte:  http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/01/por-que-amamos-tanto-os-bichos.html

Um comentário:

  1. " No dia em que o homem entender que os animais e os seres humanos são iguais, todas as injustiças a estes, será um crime a humanidade". Leonardo DaVinci

    Admiro o Leonardo Davinci - em todos os aspectos, e com certeza , ele tbm era um apaixonado pelos animais como muitos (eu estou incluída ) no rol...Ontem apareceu no meu portão uma cadelinha preta e amarela de uns 3 meses+ou- ; e eu estava arrumada com bolsa e tudo pra sair....Ela me olhou , e nos apaixonamos... Estava bem magrinha e parecia esfomeada...Trouxe=a para dentro e alimentei-a..Mas um problema: Tenho cinco cães e eles fizeram o maior banze. resultado coloquei um tenis, e fui pra rua bater de porta em porta , com ela ao colo, para ver se algum vizinho a adotava. Levei 5hs nessa tarefa, mas encontrei um lar amoroso, e aconchegante para ela... Voltei pra casa super feliz!!

    ResponderExcluir