quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O futuro está chegando

 CELIA FARJALATT*

 

Estamos começando a escalada. De você depende, de todos nós depende que os primeiros dias do ano marquem o início de uma nova era. Em poucos dias será um outro tempo. Claro nem tudo vai depender de nossos esforços, mas boa parte das realizações sim, apesar de nossa insignificância.

Sempre achei que o futuro começa nas escolas. Façamos escolas já. Não apenas prédios, estruturas de cimento e de tijolos. Façamos escolas com alma, entusiasmo, dedicação. Escolas onde o aluno seja o mais importante, e nele se concentrem todos os esforços, toda a energia para torná-lo um cidadão, e não uma criatura robotizada pensando pelo cérebro dos outros.

Acho que não basta construir escolas. E acho que é preciso consertar aquelas que existem, e que mal administradas arruinam-se, perdem sua identidade. Temos exemplos disso em muitas cidades do Brasil. Mas são bem poucos os políticos, que dispõem de dinheiro e queiram ajudar as escolas, já quase caindo aos pedaços...

 

Os pais são pobres e pouco podem fazer em benefício das reformas necessárias. Coitados deles que mal podem comprar material escolar, e remédios para curar seus próprios filhos quando adoecem....O Brasil espera que cada brasileiro cumpra seu dever de cidadão, ajude suas escolas com generosidade, como puder.

Para que o sentido do Novo Ano seja cumprido, nossa Terra precisa da atenção e ajuda de todos, desde o cidadão mais simples ao primeiro mandatário da Nação. “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país “. Estas palavras foram ditas pelo presidente Kennedy, dos Estados Unidos, e se acham no Monumento Kennedy, em Campinas, idealizado através de Campanha do Corrreio Popular. O Monumento foi erguido logo depois da morte do Presidente americano, cidadão do mundo...

E por falar nisso, nada me comove mais do que a Canção da Paz, escrita por Sire Lahalom escrita numa folha de papel, que foi achada no bolso do Primeiro Ministro de Israel, após de ter sido assassinado. Vejam :

” Deixem que o sol nasça/ que desperte a manhã/ A pureza das orações / não nos trará de volta / aquele cuja vela se apagou/ em cinzas // Cantem uma canção / num enorme brado // Não digam que o tempo chegará / Tragam - nos o dia e em toda as praças, cantemos a paz.”
------------
*Jornalista. Colunista do Correio Popular.
Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2012/12/colunistas/celia_farjalatt/19619-o-futuro-esta-chegando.html
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário