domingo, 16 de dezembro de 2012

Mais um

Danuza Leão*

Não dá para entender porque as pessoas se desejam "Feliz Natal"; seria melhor receber um 
"feliz hoje" todos os dias 

JÁ QUE estamos em pleno clima de Natal, como enfrentar os próximos dias que nos esperam? Eu tomei minhas resoluções e comecei a segui-las há uma semana.

Em primeiro lugar, sair de casa só por justíssima causa. Supermercado só aos domingos muito cedo, que é quando estão vazios, comprando o mínimo necessário para não morrer de fome. Pedir ao médico -se ele não estiver viajado e seu consultório ficar a não mais que um quarteirão de sua casa- várias receitas de vários tranquilizantes e também de um poderoso sonífero para uma eventualidade mais grave (noite de 24). E passar direto na farmácia, para não ter que sair de novo e poder voltar para casa correndo.

Se você faz parte da turma que se estressa no fim do ano -e quem não o faz?- peça a seu porteiro para não lhe entregar um só pacote com ares de presente de Natal. Que deixe tudo para depois de 6 de janeiro, quando todos os festejos estarão terminados. Só então você vai telefonar para quem lembrou de você e agradecer, dizendo que foi passar as festas no Equador e que adorou o presente. A única maneira de se liberar das lembrancinhas de Natal é jamais retribuí-las; um dia as pessoas compreendem. Mas o grande perigo é o telefone.

Se você faz parte dos 99,9 % que usam celular, é mais fácil, pois sabe quem está ligando e pode simplesmente não atender. Mas, se pertence à turma dos que, como eu, só têm telefone fixo -e com fio-, aí é preciso uma estratégia mais cuidadosa.

Para aqueles dois ou três amigos com quem você se entende, é preciso combinar. Eles devem ligar, deixar o telefone tocar uma vez e ligar de novo -aí você atende. As pessoas que você mais adora na família (que não são todas) têm o direito de saber desse código, assim você se liberta de ouvir o eternamente igual "Feliz Natal", coisa que eu nunca entendi muito bem. A não ser que seja uma pessoa verdadeiramente religiosa, que festeja com fervor o nascimento de Jesus -e eu não conheço ninguém assim-, não dá para entender porque as pessoas se desejam todas um feliz Natal. Eu entenderia melhor se todos os dias fosse cumprimentada pelo jornaleiro, pela vendedora da loja e por todos os meus amigos com um "feliz hoje"; não seria mais legal? E para se defender da programação natalina na TV, só o Animal Planet e o Canal Rural.

Como falta só uma semana, procure não se estressar: o Natal passa. 
-----------------
* Cronista da Folha.
Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/84168-mais-um.shtml
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário