domingo, 16 de dezembro de 2012

“Liberdade de expressão só é garantida para quem tem dinheiro”, reclama criador do blog Falha de S. Paulo

lino1412j

Com liminar que prevê multa diária de R$ 1.000, o blog Falha de S. Paulo segue fora do ar e sem veicular conteúdo. Em conversa com o Comunique-se, o idealizador da página que satiriza a Folha, diz que, no país, a liberdade de expressão não é garantida para todos. "A censura é proibida em tese, mas, na prática, ela só é garantida para quem tem dinheiro". 

O assunto voltou a ser debatido quando, nessa quinta-feira, 13, a situação foi apresentada ao relator especial da ONU para a Liberdade de Expressão, Frank la Rue. Na ocasião, Lino conta que o representante não entendeu os motivos de o jornal ter aberto o processo e afirmou que "o humor incomoda mais do que a crítica".

Há dois anos, a página que parodiava o veículo foi tirada do ar, pois a Folha alegou que os autores usavam logo, fontes, conteúdo e fotos que caracterizavam o projeto gráfico do impresso. Para Lino, a questão não foi bem essa. "Criamos a página para criticar a postura da Folha, que se diz apartidária, mas faz jornalismo partidário. Eles têm preferências políticas muito claras. Não acho isso ruim. O errado é ser hipócrita falando que é imparcial", argumentou.

De acordo com as informações, o relator vai analisar os documentos entregues por Lino a ele e, provavelmente, se pronunciar sobre o assunto. Uma das ideias do criador do Falha com está ação é que os veículos convencionais aborde o tema em pautas. "Ninguém fala sobre o assunto porque existe muito corporativismo nas redações", diz. A reportagem procurou o jurídico da Folha, mas ainda não teve retorno. A previsão é que o processo seja julgado no próximo ano.

Comentário: 
O.J Malagoli 15-12-2012 14:15
A meu ver, certos organismos noticiosos e apartidários, deveriam antes de mais nada, relembrar as (sábias) palavras do jornalista inglês C.P. Scott, em 1921: " Os comentários são livres, mas os fatos são sagrados".
---------------
Reportagem por  Nathália Carvalho 
Fonte:  http://portal.comunique-se.com.br/14/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário