domingo, 26 de agosto de 2012

A Igreja Católica e a chegada de Neil Armstong à Lua

Neil Armstrong
Foto
«Glória a Deus no alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade»: foram estas as primeiras palavras que o papa Paulo VI dirigiu aos primeiros astronautas a pisar a Lua, entre eles Neil Armstrong, que morreu 
este sábado aos 82 anos.

Na mensagem publicada a 21 de julho de 1969, um dia depois da alunagem da nave norte-americana Apolo 11, o papa citou o canto que segundo a Bíblia os anjos entoaram aquando do nascimento de Cristo, repetindo-o como «hino de festa» da parte da população do globo terrestre, «não mais intransponível confim da existência humana mas limiar aberto à vastidão dos espaços infinitos e dos novos destinos».
«Honra a vós, homens artífices do grande feito espacial! Honra aos responsáveis, aos estudiosos, aos criadores, aos organizadores, aos operadores! Honra a todos que tornaram possível o voo audacíssimo!», escreveu Paulo VI a partir do observatório espacial do Vaticano, em Castel Gandolfo, próximo de Roma.
«Honra, saudações e bênçãos para vós, conquistadores da Lua, pálida luz das nossas noites e dos nossos sonhos! Levai-lhe, com a vossa presença viva, a voz do espírito, um hino a Deus, nosso Criador e Pai», apontou.

«Estamos próximos de vós com os nossos votos e com a nossa oração. Saúda-vos, com toda a Igreja Católica, o Papa Paulo VI», conclui a mensagem.
Foto 

A 16 de outubro de 1969 o papa recebeu a tripulação da Apolo 11, que além de Armstrong incluiu Edward Aldrin, o segundo homem a pisar o satélite terrestre, e Michael Collins, que permaneceu em órbita, no módulo de comando.

Foto 

Paulo VI sublinhou que os astronautas «romperam a barreira do espaço» e chegaram a «outro mundo da criação de Deus».
Foto 
Neil Armstrong 
 
«O homem tem um impulso natural para explorar o desconhecido, de conhecer o desconhecido; contudo o homem também tem medo do desconhecido. A vossa bravura transcendeu esse medo, e através de vossa intrépida aventura o homem deu mais um passo no sentido de conhecer mais do universo; nas suas palavras, senhor Armstrong, "um salto gigantesco para a humanidade".»
Foto
«Admiramos a vossa coragem e admiramos o espírito com que cumpriram essa missão: um espírito de serviço à humanidade e um espírito de paz», prosseguiu Paulo VI. 

Foto 
Paulo VI com astronautas, 16.10.1969
«As nossas orações, com as orações da Igreja em todo o mundo, estiveram convosco a cada momento da vossa viagem, e nós, em nome de toda a Igreja, oferecemo-vos os mais sinceros parabéns, e também, através de vós, aos cientistas, técnicos, trabalhadores e todos os que contribuíram com conhecimento, técnica e trabalho para este feito supremo.»

Foto 
Paulo VI com Neil Armstrong, 16.10.1969
«Rezamos a Deus para que possamos ver mais da criação, e que a partir daqui possamos ver mais claramente o seu poder, a sua infinitude e a sua perfeição.»
--------------------- 
Rui Jorge Martins
© SNPC | 26.08.12 
Fonte: Site português http://www.snpcultura.org/igreja_catolica_e_chegada_neil_armstrong_lua.html

Um comentário: