sábado, 26 de maio de 2012

Uma nova ciência da população

article image

A principal preocupação dos demógrafos em sua era de ouro era as altas taxas de fertilidade (Reprodução/Imaginechina)

Foco dos demógrafos agora foi deslocado do tamanho das populações para a sua composição – isto é, as faixas etárias e suas relações entre si

A demografia está de volta ao centro do debate público, graças sobretudo ao aquecimento global, que aumenta a preocupação do impacto de bilhões de pessoas sobre o ambiente, e aos picos dos preços de alimentos, que implica dúvidas a respeito da possibilidade de alimentar esses bilhões.
A principal preocupação dos demógrafos em sua era de ouro (os anos 70 e 80) era as altas taxas de fertilidade e o total de pessoas no mundo.  Esta era a época do best-seller A Bomba Populacional, de Paul Ehrlich, que afirmava que não seria possível alimentar a todos. Houve tentativas de controle populacional a partir de programas governamentais, do qual a política de filho único da China é o exemplo mais famoso.
Por outro lado, o foco dos demógrafos agora foi deslocado do tamanho das populações para a sua composição – isto é, as faixas etárias e suas relações entre si. Ao invés de altas taxas de fertilidade, os demógrafos estudam o envelhecimento, as taxas de dependência, o “dividendo demográfico” (um aumento no número de pessoas com idade para trabalhar) e taxas de gêneros distorcidas, em geral causadas pelo aborto de meninas.
Political Demography (Demografia política) é uma coleção de ensaios que mostra alguns resultados dessas novas pesquisas com mais detalhe. A maior questão levantada por essas novas pesquisas é se o mundo está experimentando uma convergência demográfica ou uma divergência que leva a futuros estanques. A ONU acha que o mundo está convergindo para a taxa de fertilidade de substituição, isto é, 2,1, o número mágico que estabiliza as populações a longo prazo. Contudo, há grandes mudanças acontecendo entre as faixas etárias, ainda que a população de um país permaneça estável.
-------------------
 http://opiniaoenoticia.com.br/pelo-mundo/uma-nova-ciencia-da-populacao/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário