quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os casais e as tarefas domésticas

Damas do ferro

A verdade é: os homens são egoístas preguiçosos

Elas são tidas como tarefas domésticas por ambos os sexos, mas acabam sendo desproporcionalmente relegadas a apenas um. Os Estados Unidos indicam que as mulheres ainda se responsabilizam pela maior parte do trabalho doméstico, dedicando em média uma hora por dia a limpar, arrumar e fazer compras, comparado a exíguos 20 minutos de dedicação do sexo não frágil.
As explicações padrão para essa divisão de trabalho costumam invocar a discrepância de salário entre os sexos. Um relatório recente do Institute for Women’s Policy Research (Instituto de Pesquisa Para Políticas Públicas Femininas), um centro de estudos, revela que as mulheres ainda ganham cerca de 20% a menos do que os homens nos Estados Unidos, um número semelhante ao de outros países ricos. Os casais podem maximizar os rendimentos se a parte menos bem paga (em geral a feminina) ocupar-se com o trabalho não remunerado em casa. Mas em um novo estudo, Leslie Stratton da Virginia Commonwealth University, questiona se as diferentes atitudes em relação ao trabalho doméstico também não influenciam a divisão da faxina.
Sratton recorre a dados da Pesquisa de Uso de Tempo da Inglaterra de 2001, que mostra ao que as pessoas dedicam seu tempo e quais tarefas mais as agradam. Passar roupas é generalizadamente detestado e, estranhamente, um enorme número de pessoas de ambos os gêneros gosta de comprar alimentos.
O principal determinante da quantidade de trabalho efetuada por um homem é o seu desagrado em relação às tarefas domésticas. Os homens que gostam muito de trabalhos domésticos dedicam-lhes cerca de 60% mais tempo por dia do que aqueles que são indiferentes a estes trabalhos, poupando a suas parceiras 10 minutos de trabalho maçante. As preferências femininas não pareceram ter nenhum efeito sobre o tempo dedicado por elas às tarefas domésticas.
Há verdade na ideia de que as tarefas domésticas recaem sobre o parceiro menos bem pago de um casal, mas a causa e o efeito não são claros. As mulheres desempenham mais trabalhos domésticos porque seus salários são mais baixos, ou pode ser que suas carreiras sofram graças a um fardo caseiro desproporcional? A evidência de que apenas as preferências dos homens parecem ter importância sugere que a segunda explicação não deveria ser varrida para debaixo do tapete.
------------------------
 http://opiniaoenoticia.com.br/vida/comportamento/os-casais-e-as-tarefas-domesticas/25/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário