segunda-feira, 30 de abril de 2012

Moralizando a Bíblia

Paulo Ghiraldelli Jr

 
Hoje vamos conversar sobre a série “Rei Davi”, que está sendo exibida pela TV Record.
É uma série muito rica, cheia de detalhes, porém que peca um pouco… E aqui eu digo peca propositalmente, pois quando se falha em reproduzir um texto bíblico, provavelmente Deus fica bravo. Mas, voltando ao assunto, a série peca quando se trata de transmitir o que realmente está na Bíblia.
Eu assisti os primeiros capítulos da série e fiquei curiosa para saber, primeiramente, o final da história, e também se o que eu estava assistindo correspondia ao texto bíblico ou, digamos, fazia justiça ao texto. Resolvi então pegar a minha Bíblia e ler desde a conquista do Rei Saul até o reinado do filho de Davi, Salomão, que foi um rei muito conhecido por sua inteligência, discernimento, e pela famosa passagem em que duas mulheres disputam um neném, alegando ser filho delas e a outra ser uma ladra de bebes. Todos sabemos que Salomão, então, pede que cortem o bebê ao meio, dando metade para cada uma. Nesse momento uma das mulheres cai em prantos e diz que prefere ver o filho vivo, porém com outra, do que morto. Dessa forma Salomão entrega o bebê à verdadeira mãe.
Mas, voltando a falar sobre a série e sobre o Rei Davi, eu percebi que a Record fez algumas mudanças na história. Acredito que eles acharam a história bíblica um tanto “desatualizada” para as audiências modernas da TV. Algumas cenas eles devem ter achado muito fortes, muito violentas, então resolveram contar de outra forma ou mesmo omitir. Um exemplo é o do filho de Jônatas – que é neto do rei Saul e segundo herdeiro do trono – ter nascido sem as pernas ou, melhor dizendo, nascido com as pernas atrofiadas, segundo a versão bíblica. Quem acompanha a série deve ter visto que o menino nasceu com as pernas e acabou perdendo o movimento das mesmas em um acidente.
Outro fato interessante foi a omissão de como Davi adquiriu suas duas primeiras esposas. Posso dizer que foram em circunstâncias um tanto violentas, e até mesmo desonestas. Creio que foi isso que Record pensou, e não as incluiu em sua trama. Nesse caso, não vou contar o que houve, propositalmente, para que o nosso ouvinte fique incentivado a ler a história.
Mas o que mais me deixa curiosa sobre a série é saber como a televisão irá retratar uma cena dessa história que ainda não foi ao ar.  
Uma cena muito importante que não poderia deixar de ser mostrada: a união do rei Davi a Batseba, a futura mãe de seu filho e herdeiro do trono, Salomão. Segundo a Bíblia, Davi está em seu palácio quando observa uma bela mulher nua, tomando banho e se insinuando para o rei. Davi fica louco de amores por Batseba, e ao descobrir que a mesma é casada resolve tramar a morte do seu marido para poder casar-se com ela, mesmo sabendo que isso seria uma grande ofensa a Deus e mesmo o marido de Bat Seba sendo um homem fiel do exército de Davi. Claro que Deus não deixa impune esse ato e faz com que o primeiro filho do casal morra. Mas depois, o rei e Deus resolvem fazer as pazes, e Batseba, com todo o seu poder de argumentação e suas belas curvas, mesmo não sendo a primeira esposa, convence Davi a nomear Salomão como sucessor do trono.
Bem, aguardaremos para ver o corpão e algo mais da Batseba, personagem vivida pela atriz Renata Domingues, ou então por nos conformar com uma cena de amor-romântico e meloso.
Essa foi a Bicada da Coruja de hoje, nos falamos sábado que vem. Beijos para você, Lidiane, beijos para vocês todos ouvintes da Rádio Trianon.
Francielle Maria Chies, 26, filósofa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentadora do Hora da Coruja na JUST TV.
Post scriptum. Na série, depois que fiz este texto para o Programa da Lidiane, vi que o episódio de Batseba com o Rei, acabou também se dando de maneira diferente do da Bíblia. No Livro Sagrado, a moça tira a roupa propositalmente, e passa a nadar em um lugar que o Rei possa vê-la. Na série de TV tudo se passa como se o episódio não tivesse sido programado por nenhum dos dois.
--------------------------
* Filósofo. Escritor. Prof. Universitário.
Fonte:  http://ghiraldelli.pro.br/2012/04/29/moralizando-a-biblia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário