sábado, 24 de março de 2012

Relaxar é fundamental

Dar uma pausa na rotina para fazer o que se gosta é um dos melhores investimentos para a sua saúde

Não restam dúvidas: se você quer espantar de vez o estresse mental, físico e psicológico, a cultura e o lazer são grandes aliados. Pode ser fazendo até coisas banais, como sair com os amigos para tomar um chimarrão no parque. Está mais do que provado que esses momentos de relax ajudam o cérebro a funcionar melhor. Ou seja: enquanto você se diverte, está ativando áreas cerebrais importantes.

– A massa cinzenta é extremamente plástica – afirma Sidarta Ribeiro, um dos mais influentes neurologistas do país.

Uma pesquisa publicada em 2008 por sete grandes universidades americanas mostrou algo que parecia pouco provável: música e teatro aumentam a capacidade de concentração e geram ganhos tão significativos para a memória que você tem como extrapolar a melhora para outras áreas. Eles observaram que quem treina para tocar um instrumento parece ficar mais habilidoso em geometria e a compreender melhor um texto.

Se você é daqueles que insistem na dobradinha casa-trabalho, trabalho-casa, saiba que está deixando de aprimorar sua inteligência e, ainda, prevenir doenças.

– Um dos caminhos mais indiscutíveis para manter as recordações intactas é ler. A memória mantém-se graças ao uso. E a leitura é uma forma de exercitá-la – garante o neurocientista Ivan Izquierdo.

Saiba, a seguir, quais os benefícios de investir em atividades corriqueiras, como tocar violão, ouvir música, ler um bom livro ou conferir uma estreia no cinema. Motivos não faltam para melhorar, brincando, sua qualidade de vida.

Mas, afinal, o que é lazer?

O sociólogo francês Joffre Dumazedier – pioneiro nos estudos do lazer e da recreação – ficou conhecido ao disseminar seu conceito sobre lazer. Ele afirma que trata-se de um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou, ainda, para participar de forma voluntária de alguma atividade que lhe dê prazer. O conceito só se firmou a partir do século 20, sendo que a ideia só foi incorporada a partir do momento em que o modelo capitalista de produção percebeu que o trabalho podia ser aliado ao prazer.

A liberdade é outro grande ganho para quem dedica algumas horas para relaxar. A psiquiatra Eneida Kompinsky comenta que o lazer passa por uma ausência de obrigações – a pessoa escolhe o que quer fazer – e também criatividade para encontrar alternativas para aproveitar o tempo livre, inclusive, sem gastar muito dinheiro.
---------------------------------
Fonte: ZH on line, 24/03/2012
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário