quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bóson de Higgs: “partícula de Deus” pode ter sido encontrada

Uma das partículas mais procuradas da física – o bóson de Higgs – pode ter sido vislumbrada recente.

Pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em Genebra, acreditam que a encontraram, mas ainda não tem dados suficientes para reivindicar uma descoberta.
A partícula é supostamente o meio pelo qual tudo no universo obtém sua massa. Os cientistas dizem que dois experimentos no LHC encontraram sinais do Higgs na mesma massa.
Encontrar o Higgs seria um dos maiores avanços científicos dos últimos 60 anos. A partícula é crucial para que os físicos dêem sentido ao universo, mas ela nunca foi observada por experimentos.
Este bloco de construção básico do universo é um componente significativo do Modelo Padrão da Física – o “livro de instruções” que descreve como as partículas e as forças interagem.
Duas experiências separadas no LHC – Atlas e CMS – fizeram buscas independentes para encontrar o bóson de Higgs. Como o modelo padrão não prediz uma massa exata para o Higgs, os físicos têm de usar aceleradores de partículas como o LHC para sistematicamente procurá-lo através de uma área de pesquisa ampla.
Os chefes dos experimentos Atlas e CMS disseram ver “picos” em seus dados em aproximadamente a mesma massa: 124 a 125 giga elétron-volts (GeV, o que é cerca de 130 vezes mais pesado que os prótons encontrados no núcleo atômico).
“O excesso pode ser devido a uma flutuação, mas também poderia ser algo mais interessante. Não podemos excluir nada nesse estágio”, disse Fabiola Gianotti, a porta-voz do experimento Atlas.
“A significância estatística não é grande o suficiente para dizer nada conclusivo. A partir de hoje, o que vemos é consistente tanto com uma flutuação (falha) ou com a presença do bóson”, disse Guido Tonelli, porta-voz do experimento CMS.
Nenhum dos picos vistos pelos experimentos está muito acima dos “dois sigma” de nível de certeza. O nível “cinco sigma” é necessário para reivindicar uma descoberta, ou seja, há menos de uma chance em um milhão dos dados atuais serem um acaso estatístico.
Se de fato existir, o Higgs é uma partícula de vida muito curta com rápida decomposição – ou transformação – em partículas mais estáveis. Existem várias maneiras diferentes disso acontecer, o que fornece aos cientistas rotas diferentes para pesquisar o bóson.
Segundo pesquisadores, provavelmente dentro de um ano vamos saber se a partícula de Higgs existe. O simples fato de que ambos Atlas e CMS parecem estar vendo um ponto de dados na mesma massa tem sido suficiente para causar uma excitação enorme na comunidade física.[BBC]
-------------------------------
Fonte: Por  14/12/2011

Um comentário:

  1. Essa matéria é muito boa e, vamos acompanhar bem de perto pois, é de suma importancia para alguns escalrecimentos.

    ResponderExcluir