quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Para refletir

Conta-se que, lá pelos anos 30, uma das companhias telefônicas dos Estados Unidos quis estimular a compra de extensões telefônicas. E tocou contratar e treinar uma equipe de vendedores para colocar o produto no mercado. No meio de muitos jovens ávidos pelo primeiro emprego estava um senhor meio idoso, que pedia uma chance.
— Sei não…
— Um mês. Se eu não vender bastante extensões em um mês, pode me demitir.
— Tá bom, vá. Pode participar do treinamento, mas preste atenção – disse o responsável pela campanha de vendas, duvidando que o tiozinho conseguisse entender o que seria ensinado ali: como funciona um telefone, como funciona uma extensão, a tecnologia da transmissão de voz, as maravilhas dos aparelhos modernos, a assistência técnica.
Após um mês, veio a surpresa. O veterano vendera quase 10 vezes mais do que o segundo colocado. Animado, o responsável pela campanha reuniu todos os vendedores, e pediu que o campeão revelasse seu segredo:
— O senhor conseguiu isso mostrando os nossos modelos de telefone mais modernos?
— Não.
— Ensinou aos clientes como funciona a transmissão de voz, então?
— Não.
— Poxa, então que parte do nosso treinamento usou para convencer os clientes a comprarem uma extensão de linha?
— Nenhuma. Só lembrei a eles que o inverno estava chegando, e aí, perguntava: “Quer evitar sair da sua cama quentinha no meio da noite para atender o telefone na sala gelada?” Aí, eles compravam uma extensão pro quarto, rapidinho.
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Fonte: http://blog.quebarato.com.br/venda-melhor/para-refletir 

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