segunda-feira, 18 de julho de 2011

Com a modernidade, relacionamentos amorosos ganham novos 'nomes'

GARDÊNIA CAVALCANTI*

 
Imagem da Internet

É nítido que as relações se tornaram menos definidas ao longo do tempo e hoje é difícil até saber se você realmente está em uma. Os relacionamentos indefinidos são praticamente a tendência do momento. Está confusa? Pensando nisso, o Mulher preparou uma matéria pra você entender um pouco mais sobre esse assunto, principalmente no ponto de vista masculino.
Scott Haltzman, psiquiatra autor do livro “O Segredo das Mulheres Bem Casadas” afirma que mesmo que o homem aja como namorado, não quer dizer necessariamente que ele se veja dessa maneira.
Essa modernidade já atingiu as redes sociais como o Facebook, que apresenta opções no status de relacionamento do tipo “amizade-colorida” e “relacionamento enrolado”.
As redes sociais são as mocinhas e as vilãs de um relacionamento, pois permitem uma aproximação com companheiros em potencial, mas também são responsáveis por reacender velhas chamas.
Amy Muise, candidata a Ph.D. no Departamento de Psicologia Social Aplicada na Universidade de Guelph, em Ontário, diz que estudos mostram que 80% das pessoas que mantem contato com seus ex, o fazem através de sites de redes sociais. "Com todas essas lembranças do passado, pode ser mais difícil para os homens viver no presente e tornar as suas relações oficiais", afirma Amy.
No entanto, o que pode ser determinante nesse quesito está relacionado diretamente à economia. Estudos relatam que significativamente mais homens que mulheres perderam seus empregos nos últimos tempos, o que compreensivelmente gera uma pressão que os faz se concentrar mais na carreira. "Muitos homens decidiram que simplesmente não podem se dar ao luxo de ter uma namorada neste momento", diz Bethany Marshall, Ph.D. e autora do livro “Deal Breakers” . "Eles não têm dinheiro para comprar presentes chiques ou proporcionar jantares caros." Nem sentem que têm o tempo ou a energia necessária para fazer um relacionamento funcionar.
Como resultado, muitos casais caem em uma nuvem cinzenta que se assemelha a um tipo de relacionamento, mas que não tem a exclusividade e respeito que um romance real exige. E esta situação pode se adequar melhor aos homens do que às mulheres. "É importante para as mulheres terem uma posição definida", diz Marshall. "Elas são mais ligadas a relacionamentos por natureza e precisam saber o seu papel com um homem para se sentirem confortáveis."
Agora, se você não for adepta a esse tipo de modernidade, veja como criar um relacionamento à moda antiga:
Segundo a pesquisa, as mulheres têm uma chance maior de conseguir um namorado quando eles não fazem sexo no primeiro encontro. Haltzman aconselha esperar três ou quatro encontros antes de dormir com ele. Mas se isso é muito “retrô” para você, limite o número de encontros. "Não falte a ioga ou o happy hour só porque ele quer ver você", diz Marshall.
"Nem sempre estar disponível mantém o mistério vivo." Além disso, quando ele pergunta o que você quer fazer em uma data, sugira algo discreto, como um bar ou um passeio de bicicleta. Isso vai tirar a pressão dele financeiramente, e você vai parecer divertida e despretensiosa, qualidades que todos os homens admiram.
Feito tudo isso e ele ainda não está se comprometendo? É hora de articular seus desejos. "Os homens podem odiar essa conversa, mas é justo para você expressar que você gostaria de ser exclusiva," diz Haltzman. Tente dizer algo como: "Estou me divertindo com você e eu realmente não quero ver outras pessoas mais. E você?" Se ele diz que não pode se comprometer, termine tudo. Às vezes, perceber que está te perdendo é o pontapé que faltava pra ele querer te segurar.
-----------------------
Colunista do Jornal O Dia.
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/mulher/html/2011/7/

Um comentário: