domingo, 31 de julho de 2011

Cabelos brancos

Christine Lagarde, do FMI

Christine Lagarde, do FMI, e
o crescente número de mulheres que
não teme o envelhecimento.
No livro Sociologie de La Vieilesse et Du Vieillissement (Sociologia da Velhice e do Envelhecimento, não traduzido no Brasil), o sociólogo Vicent Caradec explica: assim como as cirurgias plásticas e os cosméticos, esses rituais são uma maneira de retardar as mudanças corporais que, dentro da cultura ocidental, provocam o sentimento de “tornar-se velho”. “A partir de 50 anos, o corpo tem de pensar para satisfazer os cânones estéticos. Perdendo as qualidades habituais de objeto sexual, ele passa a ter uma visibilidade diferente, suscitando outro tipo de olhar.”
Para a psicanalista Marion Péruchon, assumir os cabelos brancos pode demonstrar uma capacidade de aceitar a chegada da idade, sem se agarrar à imagem de si mesmo que pertencia à uma outra época da vida, a juventude. “Longe de fazer medo ou deixar esse indivíduo pouco à vontade com sua imagem, os cabelos brancos são, para essas pessoas, revestidos de um valor estético positivo e testemunham que a velhice, para elas, não é um obstáculo maior à continuação de uma vida que ainda reserva muitos prazeres e satisfações.”
Há, inclusive, aquelas que se apressam em passar essa mensagem sobre si mesma. Than Dumaine, de 43 anos, mantém uma charmosa galeria de arte em plena Île de Saint Louis. E os cabelos curtíssimos, tingidos de cinza. Ela já tem alguns fios de cabelos brancos, mas não o suficiente para ostentar a cabeça branca com que sonha desde que tem 23 anos. A partir daí, ela pinta os cabelos de branco. “Não tem nada a ver com atitude punk, com essa moda Lady Gaga. Eu gosto dos cabelos brancos, é o único sinal de idade que eu acho muito estético”, afirma, rindo. “Ainda por cima, branco combina com tudo.”
Para ela, hoje em dia, o cabelo branco não é mais um sinal negativo da velhice de 60 anos e cabelos tingidos, e é óbvio que eles são tingidos. Ela não vai deixar de ter 60 anos porque tem cabelos castanhos.”
----------------------------------------------
Fonte: Esses seus cabelos brancos Christine Lagarde, do FMI, e o crescente número de mulheres que não teme o envelhecimento (Excerto) – Por CAROLINA NOGUEIRA, in CARTA CAPITAL nº657 – 03 de agosto de 2011, pg.10/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário