quarta-feira, 20 de julho de 2011

BUSCA POR ADEPTOS

Outdoors propagam as mensagens dos sem fé

Foto Diego Vara
Campanha na Capital pretende conter preconceito contra ateus e agnósticosEm cruzamentos movimentados da Capital, outdoors divulgam a mensagem dos sem fé. Quatro cartazes fazem de Porto Alegre a primeira capital no país a receber peças da campanha publicitária da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea).
As imagens, cada uma com sua mensagem mais a frase “Diga não ao preconceito contra ateus”, ganharam as ruas no início do mês. Em quatro peças, a Atea expôs duas versões dos cartazes, que começaram a ser substituídas por outras duas, válidas nas próximas duas semanas.
– Há uma noção de que ateus são maus. Acontece um crime bárbaro, logo falam que o sujeito não crê em Deus. A campanha quer mudar essa imagem – explica Daniel Sottomaior, presidente da Atea.
Os cartazes, de nove metros de comprimento por 3m60cm de largura, driblaram a proibição de veicular a campanha em ônibus, tentativa barrada em São Paulo, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre. Com R$ 7 mil, fruto de doações, a ação debutou em Porto Alegre por escolha da direção da associação, que congrega 2,6 mil membros, 382 deles gaúchos – o dobro do semestre passado.
Nas primeiras duas semanas, as peças ficaram nas vias Carlos Gomes, Antônio Carlos Berta, Protásio Alves e Ipiranga, um dos pontos que recebeu o cartaz mais polêmico, que cita “Religião não define caráter”, e mostra as imagens de Charles Chaplin, como ateu, e de Adolf Hitler, como crente.
Presidente da regional gaúcha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Zeno Hastenteufel considera legítima a manifestação, porém discorda da imagem do nazista.
– Todos têm o direito de se expressar, só duvido que Hitler fosse um homem de fé no momento em que cometeu aquelas atrocidades – afirma.
Com a substituição dos cartazes, a peça sai das ruas. Entram as frases “Se Deus existe, tudo é permitido” e “Somos todos ateus com os deuses dos outros”. Também mudam os locais dos outdoors, que passam para as avenidas Senador Tarso Dutra, Carlos Gomes e Plínio Brasil Milano, mais a freeway (BR-290).
– A avaliação é positiva. Fomos notícia, ganhamos espaço para expor ideias – diz Sottomaior, que depende de recursos de membros da Atea para levar a campanha a outras cidades.
---------------------------------------
guilherme.mazui@zerohora.com.br
GUILHERME MAZUI
Fonte: ZH on line, 20/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário