domingo, 13 de março de 2011

O cético que mudou de ideia

O fim dos mitos verdes
Imagem da Internet
Novas pesquisas mostram que bom mesmo é comer alimentos importados,
 dirigir carro usado e esquecer essa história
 de conferências climáticas.
Isso se você realmente quer evitar que o mundo vire uma estufa
por Guilherme Rosa

O estatístico dinamarquês Bjorn Lomborg se tornou conhecido (e odiado) a partir da publicação de seu polêmico livro O Ambientalista Cético (Campus), de 2001, em que afirmava que o dinheiro destinado a combater o aquecimento global deveria ser usado para enfrentar problemas mais urgentes, como a Aids. No ano passado, ele lançou Smart Solutions to Climate Change (Soluções Espertas para as Mudanças Climáticas, ainda sem edição brasileira), em que volta atrás nessas afirmações. Bjorn explicou à Galileu o que aconteceu.

Hoje você acredita que deveríamos gastar dinheiro para enfrentar o aquecimento global?
Sim, mas devemos fazê-lo do modo esperto. Veja a política da União Europeia, por exemplo. Até 2020, eles pretendem emitir 20% menos gases do efeito estufa do que em 1990. Isso vai custar US$ 250 bilhões por ano. E, mesmo assim, só representará um decréscimo de 0,5ºC na temperatura do final do século.
E por que você mudou de ideia entre seus dois últimos livros?
Não foi isso que aconteceu. Em 2001, eu falei que o corte de carbono era uma ideia ruim. Ela ainda é. Eu me foquei em encontrar modos mais inteligentes de enfrentar o problema. Juntamos algumas das mais brilhantes mentes do mundo e concluímos que deveríamos nos focar na pesquisa e desenvolvimento de energias verdes. Se os países se comprometerem a gastar 0,2% de seu PIB para desenvolver essas tecnologias verdes, que não emitem CO2, os gastos mundias cresceriam 50 vezes e ainda assim sairia mais barato do que o corte de carbono.

Você ainda se considera um cético?
Eu sempre serei um cético em relação a como combatemos o aquecimento global. Não sou cético em relação à ciência, mas aos esforços de políticos em nos convencer de que o aquecimento global será terrível.
------------------------------------------
Fonte: Revista Galileu online - 03/2011
Imagens da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário