terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Estar online é mais que um jogo. É sua vida.

 Ricardo Orlandini*
Internet

O Dia Mundial da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o planeta com o intuito de promover o uso seguro da Internet. Esta ideia foi organizada pela Rede INSAFE, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Europeia e teve início em 2003.
Em 2011 o tema é sobre nossa vida virtual usando o slogan: “It's more than a game, it's your life” algo como “É mais do que um jogo, é sua vida”.
No Brasil adaptamos para "Estar online é mais que um jogo. É sua vida". Marcelo Tas, é o “garoto propaganda” em um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Nue12c8ZhrI) onde chama a atenção, entre outras coisas, de que a internet “não é uma rede mundial de computadores” e sim “uma rede mundial de pessoas que usam computador”.
Tas faz uma analogia de quando saímos de casa de automóvel ficamos sujeitos às leis de trânsito, o mesmo ocorrendo na internet onde existem regras e leis. Mesmo quem se acha anônimo, perde este anonimato no momento em que desrespeitar o direito de outra pessoa.
A internet não é uma “terra sem lei”, sendo importante que a gente respeite e use bem esta ferramenta maravilhosa.
"...deste ambiente aberto e sem fronteiras,
que se tornou uma grande janela
para a disseminação de ideias e
do conhecimento, mas também
 uma “selva” perigosa repleta
de “lobos em pele de cordeiro”,
que ficam à espreita de suas vítimas
menos cuidadosas."
No vídeo ele também chama a atenção de que estamos aprendendo à duras penas de que tudo que se escreve na internet “fica lá para sempre”. Não existe maneira de apagar alguma coisa que escrevemos depois de darmos o “click”.
O principal objetivo desta mobilização mundial é a conscientização dos internautas para o uso seguro e responsável da grande rede mundial de computadores.
Navegar na internet é algo que requer alguns cuidados. Não só um bom “pacote” de software de segurança com antivírus, firewall e tudo o mais, são necessários para uma navegação segura e consciente. O internauta deve ter cuidados com seus dados pessoais, por onde navega, o que trafega e o que escreve e dissemina pela rede.
Os cibercriminosos estão cada vez mais especializados em burlar sistemas de segurança e enganar os incautos com mensagens contaminadas e sites falsos que simulam verdadeiros. As fraudes já atingem cifras bilionárias, forçando a governos e empresas a investimentos gigantescos para proteger seus serviços e as informações confidenciais de seus clientes.
Cabe a nós usuários, a fiscalização deste ambiente aberto e sem fronteiras, que se tornou uma grande janela para a disseminação de ideias e do conhecimento, mas também uma “selva” perigosa repleta de “lobos em pele de cordeiro”, que ficam à espreita de suas vítimas menos cuidadosas.
Lembremos o slogan do Dia Mundial da Internet Segura 2011: "Estar online é mais que um jogo. É sua vida."
---------------------------------
*Radialista e Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS, Ricardo Orlandini, começou sua vida profissional aos 17 anos em 1975, ingressando como operador de áudio na Rádio Continental de Porto Alegre, AM 1120, do Sistema Globo de Rádio.Possui o programa PontoNet na televisão.

Fonte: http://www.ricardoorlandini.net/comentarios/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário