quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Segurança ou liberdade?

"Na luta entre segurança e liberdade, a liberdade está sempre em desvantagem, pois, assim que começarmos a prezar a segurança, como correremos algum risco para defender nossa liberdade?
Alguém observará que os "garotos" sempre vivem como se não houvesse amanhã. Concordo, mas não acho que seja apenas porque, em tese, eles estão ainda longe da morte.
"QUANTO MENOS sentido a vida tem,
TANTO MAIS valorizamos (mesquinhamente)
o simples fato
de sobreviver."
Há uma outra razão. 1) Em geral, a juventude é o tempo durante o qual mais acreditamos num sentido da vida; 2) o que dá sentido à vida também dá sentido à morte: sempre vale a pena arriscar a pele por uma ideia ou esperança que pareça justificar a existência (no caso de Mapplethorpe, vale a pena sacrificar-se pela arte); 3) inversamente, quando não acreditamos num sentido, estamos muito preocupados com nossa segurança, pois este é o paradoxo: QUANTO MENOS sentido a vida tem, TANTO MAIS valorizamos (mesquinhamente) o simples fato de sobreviver." (CONTARDO CALLIGARIS)
-----------------------------------
OBS.:Este trecho é o final da coluna do psiquiátra Contardo Calligaris: Segurança ou liberdade?, na Folha de São Paulo (27012011). Se alguém quiser toda a coluna é só recorrer à Folha. Também posso enviar via e-mail, só solicitar.
_____________
Fonte: Folha online, 27/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário