terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Onde está Deus?

RUBEM ALVES*
--------------------------------------------------------------------------------

Logo a televisão me salvou.
Que máquina maravilhosa essa que,
num momento mágico
muda a realidade

--------------------------------------------------------------------------------

EU ESTAVA AINDA NA CAMA gozando a deliciosa sensação de aconchego, oscilando entre a realidade e o sonho... Para entrar no mundo liguei a televisão.
Apareceram ante os meus olhos cenas surrealistas, de fim do mundo: tsunami nas montanhas, rostos cobertos de lama, lágrimas escorrendo nos rostos, as águas em fúria, o esforço impotente dos vivos na sua vã tentativa de encontrar as centenas de mortos, os esquifes não chegavam, as explicações das autoridades, a mulher que chorava tinha escrito na camiseta que vestia a afirmação confiante "sou feliz", quem está com Deus é feliz...
Comecei a me comover. Mas logo a televisão me salvou. Que máquina maravilhosa essa que, num momento mágico muda a realidade.
Esqueci-me do apocalipse que me assustara e vi-me transportado para um outro mundo. Nesse novo mundo todos usavam camisetas onde estava escrito a seguinte frase: "Sou feliz".
Tudo era festa! Homens falantes e confiantes, mulheres com longos cabelos sedosos, shoppings abarrotados com pessoas em busca da felicidade, proclamavam automóveis, fogões, liquidações sem juros, geladeiras, gerentes sorridentes oferecendo o dinheiro dos seus bancos. Até os pobres podem ser felizes! Agradeci a minha felicidade.
Mas o mais importante: moro num apartamento no 11º andar, é muito alto e sólido, estou a salvo da fúria dos rios e das chuvas.
Lembrei-me então das palavras tranquilizantes da Bíblia, palavras de Deus, ditada por Ele desde toda a eternidade: "Mil cairão à sua direita e 10 mil à sua esquerda, mas nenhum mal o atingirá" (Salmo 91).
Conclusão lógica: nenhum mal estava me atingindo; logo, eu estava sob a proteção divina.
Os mortos, não. Não estavam deitados em verdes pastos sob a proteção do Pastor, como diz o salmo 23. Estavam enterrados sob a lama.
Logo, eles faziam parte dos mil à minha direita e dos 10 mil à minha esquerda.
"Palavra do Senhor! Graças a Deus!"
Engenheiros e autoridades discutiam o que poderia ter sido feito para evitar a catástrofe.
Homens ímpios: não mencionaram "rezar". Deus não poderia ter evitado tudo. Com a palavra os teólogos, o Papa, os templos cheios de fiéis...
Deus é onisciente? É.
Sabe desde toda a eternidade o que aconteceu, o que acontece e o que acontecerá.
Deus é onipresente? É.
Ele está em todos os lugares, na fundura dos rios, na fúria dos mares, nas erupções dos vulcões, nos navios que afundam, nas crianças que nascem, nos velhos que morrem.
E Ele é onipotente? Sim.
Com um piscar de olhos Ele pode criar um universo. Com um piscar de olhos Ele abriu as águas do mar Vermelho. Com um piscar de olhos Ele ordenou o dilúvio. Com um piscar de olhos Ele poderia ter evitado tudo...
No dia seguinte ao ataque terrorista nas torres do World Trade Center, o jornal "The New York Times" publicou um editorial com o título: "Onde estava Deus quando isso aconteceu?"
É a única coisa que tenho a dizer.
______________________
* Teólogo. Educador. Escritor.
Fonte: Folha online, 25/01/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário