sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sem tempo para morrer

Série "1001", que reúne sugestões de atividades
para fazer antes de morrer,
 já vendeu 225 mil cópias no Brasil;
editora diz que "as listas não são feitas para acabar ,
até porque a pessoa estará pronta para morrer"
Danilo Zamboni
A cena é hipotética.

Um casal jovem, frondoso, caminha de mãos dadas em um fim de tarde à beira-mar, nas Ilhas Virgens Britânicas. O rapaz saca da bolsa um Château Haut-Brion, safra 1989 e, enquanto o serve, cita trechos de "A Educação Sentimental", de Gustave Flaubert. A moça se enternece.
Recostam-se na areia, lado a lado, contemplando as estrelas que insistem em aparecer. Riem quando escutam, distante, uma gravação de Nat King Cole cantando "Unforgettable." Então, na sincronia que só o amor é capaz de fabricar, profetizam, em uníssono: "Agora podemos morrer em paz".
Não podem. Para que isso ocorra, precisam completar, ao menos, outras 6.000 atividades no porvir.
Em 2007, a editora Sextante lançou, no Brasil, os livros "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer" e "1001 Maravilhas Naturais Para Ver Antes de Morrer" -traduções de uma série publicada nos Estados Unidos e Inglaterra, desde o começo da década, pela Quintessence.
O sucesso instantâneo fez com que a editora brasileira traduzisse outros quatro títulos: "Filmes Para Ver", "Vinhos Para Beber", "Comidas para Degustar" e, recentemente, "Livros para Ler"-todos acompanhados do metafísico aposto "Antes de Morrer". (Na cola do filão, a Ediouro e a Best Seller também publicaram "101 Bares Para Beber Antes de Morrer" e "101 Lugares Para Fazer Sexo Antes de Morrer", respectivamente.)
No total, um leitor da série "1001..." preocupado em padecer nos trinques terá 6.006 atividades para completar em vida. Conhecerá as Cataratas Vitória, no Zimbábue; assistirá a "O Expresso de Xangai", de Josef Von Sternberg; beberá um Château Beauséjour, de Bordeaux; ouvirá "Let it Bleed", dos Rolling Stones; lerá "Anna Kariênina", de Tolstói; comerá um fugu, peixe venenoso do Japão.
A série já vendeu 225 mil exemplares no Brasil. No mundo, 5,1 milhões, segundo a Quintessence. Como as 27 traduções são impressas simultaneamente na China, as edições, ainda que fornidas (todas têm 960 páginas), são comercializados a R$ 60, valor relativamente baixo.
EXAGERO

Virginie Leite, diretora editorial da Sextante, diz que o sucesso dos livros a surpreendeu. "Não era um segmento que explorávamos. A Sextante vem de um histórico de livros de autoajuda", contou, por telefone, de seu escritório no Rio de Janeiro.
Ela atribui parte dos louros ao número 1.001: "Graficamente, ele é bonito. Entre um livro com 1.000 ou 1.001 sugestões, escolho a segunda opção. O apelo é maior." Ela admite que dicas na casa do milhar podem soar exageradas. "O número 101 é mais acessível. Mas essas listas não servem para serem completadas, e sim para criar desejos, despertar interesses."
A tese é amparada pelos organizadores das próprias edições. No prefácio de "1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer", o editor Neil Becket escreve: "É claro que poucos de nós conseguem conhecer 1.001 exemplares seja do que for; ainda assim, esperamos que você compre e experimente o maior número que puder desses vinhos".
Já em "1001 Maravilhas Naturais Para Ver Antes de Morrer", o editor Michael Bright faz um mea-culpa: "Se você não puder sair de casa para admirar o mundo real, sempre terá "1001 Maravilhas Naturais". Consultá-lo é como planejar uma viagem imaginária por toda a vida."
Virginie Leite resume da seguinte forma: "Se a pessoa completar as 1.001 sugestões, ela estará pronta para morrer, o que não é nada bom. A lista é feita para não acabar".
FINITUDE

Talvez preocupada com a possibilidade da finitude, a Quintessence tem despejado cada vez mais títulos nas livrarias. Quem procurar pela série "1001..." no mercado americano, encontrará "Edifícios Para Ver" (com um museu de Oscar Niemeyer na capa), "Sítios Históricos Para Visitar", "Jogos de Videogame Para Brincar", "Discos de Música Clássica Para Ouvir" e "Campos de Golfe Para Jogar Antes de Morrer".
Há, também, uma versão para os pequenos: "1001 Livros Infantis Para Ler Antes de Crescer".
E pensar que, na mitologia grega, Hércules levou uma vida inteira para cumprir doze trabalhos.
____________________
REPORTAGEM POR ROBERTO KAZ DE SÃO PAULO
Fonte: Folha online, 31/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário