domingo, 12 de dezembro de 2010

IDEAIS FORTES

RUBEM ALVES*
Imagem da Internet
Jardim das Delícias...Hieronymus Bosch

 
Nos tempos em que eu praticava a feitiçaria chamada psicanálise, estava atendendo uma paciente e ela disse:
“É eu tenho ideia fraca...”
Num tom de brincadeira, interferi:
“Alto lá! Nesta sala somente eu tenho ideias fracas...”
Ela ficou espantada e não entendeu.
"Ele sabia que as ideias não eram coisas.
 Só existiam na sua cabeça.
Agora, se ele pensasse que suas ideias eram realidade,
então ele seria doido."

Aí eu expliquei: “Eu penso as mesmas coisas doidas que você pensa...”
Levantei-me e a chamei para ir ver um quadro de Hyeronimus Bosch, Jardim das Delícias. É uma loucura completa. Cenas inimagináveis, infernais. De onde Bosch tirou aquelas coisas medonhas? De dentro de sua própria cabeça. Quer dizer: a cabeça de Bosch era um hospício. Mas ele não era louco. Era um artista, pintor. Ele não era louco porque suas ideias eram “fracas”. Ele sabia que as ideias não eram coisas. Só existiam na sua cabeça. Agora, se ele pensasse que suas ideias eram realidade, então ele seria doido.
“Eu penso as mesmas coisas estranhas que você”, continuei. “Mas sei que são só pensamentos, nuvens brancas levadas por uma brisa. Sou dono deles. E com eles eu faço literatura da mesma forma como Bosch fez pintura surrealista. Mas os seus pensamentos são fortes. As nuvens brancas se transformam em nuvens negras, e chove, com trovões e relâmpagos, e você fica toda molhada. Você não é dona deles. Eles são mais fortes que você... Você fica ‘possuída’ por eles...”
_______________________________
* Teólogo. Educador. Escritor.
FONTE: ALVES, Rubem. Do universo à jabuticaba, SP. Editora Planeta, 2010, pg.84.

Nenhum comentário:

Postar um comentário