domingo, 17 de outubro de 2010

Alzheimer e Crianças bilíngues

Crianças bilíngues têm menos chances
de desenvolver Alzheimer quando mais velhas


Crianças que falam duas línguas têm menos chances de desenvolver o Mal de Alzheimer quando ficam mais velhas – pelo menos é isso que afirma o lingüista americano Jared Diamond.
Nos anos 60, acreditava-se que crianças que, desde cedo, eram estimuladas a aprender línguas diferentes aprendiam cada idioma de forma mais lenta do que uma criança que era ensinada a falar em apenas uma língua. Mas esses dados foram desacreditados e, segundo Diamond, não há diferença na capacidade cognitiva de uma criança com educação normal para uma bilíngüe. Aliás, há áreas em que conhecer mais línguas se torna uma vantagem.
Crianças bilíngües, de acordo com pesquisas, se ajustariam mais facilmente a mudanças e podem se concentrar com menos esforços quando confrontadas com uma situação confusa. Outro estudo apontou que pessoas que falam mais de uma língua tem menos chances de desenvolver o mal de Alzheimer. A explicação é que, como os bilíngues exercitam seus cérebros de forma diferente, eles poderiam atrasar o desenvolvimento da doença. Diamond estima que pessoas que sabem falar mais de um idioma ficam protegidas por cinco anos a mais do Alzheimer. [BBC]
_______________________________________
Reportagem por Luciana Galastri 
Fonte: BBC 17/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário