terça-feira, 28 de setembro de 2010

Natureza humana existe

FRANCISCO DAUDT*

--------------------------------------------------------------------------------

Quando você compra um computador,
já vem com um monte de programas instalados.
Somos nós, ao nascer

--------------------------------------------------------------------------------

ESTÁ maluco, doutor Daudt?
Todo mundo sabe que a natureza humana existe! Como na piada, quando o escorpião pica o sapo no meio do rio e os dois vão se afogar, e o escorpião diz: "Não posso fazer nada, é da minha natureza".
Aí é que está, amigo. Para os bichos, todos reconhecem que eles têm natureza, instintos. Mas você é engenheiro, um homem das ciências exatas. O engraçado é que você tem a companhia dos não formados e do senso comum.
Qualquer um diz: "Isso, ele puxou da família do pai".
Mas no mundo das universidades, das pessoas letradas, é diferente. Eu, psicanalista, sou das humanas, como a sociologia, a antropologia, as políticas etc. Pois você acredita que essa turma passou afirmando que o ser humano era uma criatura em separado do resto dos bichos?
Pode ter começado como coisa religiosa, mas depois, sobretudo depois de Marx, mudou para a "tábula rasa".
Para eles, o ser humano nascia como folha em branco, e seria o que a "cultura" (conhecimentos transmitidos) escrevesse nele.
Ninguém explicava de onde tinha vindo a tal da cultura, mas ela era a origem de todas as malvadezas: ganância, trapaça, inveja, ciúme, cobiça, traição, exploração de um pelo outro e, claro, desigualdades e capitalismo.
Mas as bondades também: o comunismo iria pegar as crianças e forjar o puro homem, escrevendo nele só belezas. Esse tipo de pensamento dominou as ciências humanas desde então.
O que é a natureza humana, afinal? Pense num computador. Você o compra, ele já vem com programas instalados. Somos nós, quando nascemos. Isso é a natureza humana. Depois, você acrescenta programas (a "cultura", que ele só absorve porque já tinha programas do nascedouro). Acho que a comparação está boa.
Veja como um bebê vira a cabeça para o lado certo quando é posto para mamar.
Ninguém ensinou a ele. É do seu programa operacional.
Por que temos medo de altura, do escuro, de baratas? Tivemos aulas sobre isso?
Noções incorretas sobre a ciência da natureza afetam nosso dia a dia. Minha filha, na escola, teve de preencher um formulário onde perguntavam sua raça. Ora, não há diferentes raças na nossa espécie. Escreveu: "humana".
No dia seguinte, a professora a censurou por debochar do questionário. Minha filha falou (já tinha conversado comigo) que respondera como Einstein, em Ellis Island, EUA, 1937, a professora não achava que era um bom exemplo? Foi aplaudida pela sala, a professora se calou.
Mas penso em quantas crianças foram forçadas a se rotular brancas ou negras, importando um ódio racial de uso totalitário, semelhante à ideia de que somos seres vazios, prontos para os mais "sábios" preencherem ao sabor de seus interesses.
--------------------------------------------------------------------------------
*FRANCISCO DAUDT, psicanalista e médico, é autor de "Onde Foi Que Eu Acertei?"
  fdaudt2@gmail.com.br
Fonte: Folha online, 28/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário