quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A raiz da esperança

Franklin Cunha*


A raiz indo-europeia da palavra esperança é spe, que significa expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante, seja ele de ordem física ou psíquica. Spe dará em latim spes e daí a nossa esperança. Da mesma etimologia, temos pro-spere que significa prosperar, evoluir conforme o esperado, tornar-se próspero.

Esta expectativa em direção ao futuro nas palavras derivadas da raiz spe, originalmente, estava ligada a bons resultados: êxito, bonança e felicidade futuras. Pandora, de sua caixa, deixou escapar para o mundo todos os males, mas, para nossa sorte, conseguiu segurar a esperança consoladora e benéfica. Só mais tarde foi incluído um matiz de temor, de espera incerta que caracteriza a moderna noção de esperança, provavelmente baseada nas também modernas possibilidades tecnológicas de destruição da humanidade e da natureza.

Há outras correlações ligadas à raiz spe e da sua extensão spen.

Pendere em latim, derivado de spen, significa pender, estar pendurado, pêndulo, apêndice, de-pender, entre outras significações. Também dará pênis, que originalmente significava cauda, algo que cai, do verbo cadere. Assim, cauda e pênis são sinônimos, já que ambos significam uma extremidade pendurada. Vemos então que, sabiamente, a semântica faz a diferença entre o órgão sexual masculino flácido, pênis, e o mesmo em ereção, falo. Então, se nos cingirmos à realidade linguística, a ideia freudiana da inveja feminina não é do pênis, mas do falo, o qual significa em realidade o poder masculino e por extensão a falocracia reinante em nossa cultura judaico-cristã.

Outra derivação notável de spe é espargir, espalhar, espraiar. Quando o homem, em sua evolução, passou da simples atividade de caça e coleta para a mais sofisticada agricultura, tinha como faina espargir, espalhar esporos, sementes na terra.

Não é surpresa, pois, que os verbetes esperma, espuma, esporo (no idioma francês a semelhança é mais clara no verbete espoir) tenham a mesma etimologia. O esperma, como uma espuma que o homem deposita na vagina e que é cultivado no ventre da mulher, se identifica com a trajetória da semente depositada na mãe terra. Então, ao espargir esperma na vagina de uma mulher, cultivamos a esperança de, no futuro, colhermos um filho, assim como em espargir, espalhar sementes na “mãe terra”, está implícita a esperança de, no futuro, colhermos nutritivos alimentos.

Nas milenares crenças populares, a agricultura e o ciclo gestatório estão relacionados com as fases lunares. Como nossos avós nos ensinaram, os tempos de semear e colher, assim como o da gestação (40 luas) e da parição, estão relacionados com a sequência das mudanças cíclicas de nosso solitário e romântico satélite.

Percebemos assim quão antigas são as metáforas agrogenitais, ligadas à reprodução.

Este eterno avatar humano de se perpetuar através da reprodução sexual, espargindo sementes de forma amorosa, não tem outro significado senão o de se cultivar um futuro melhor, próspero e prenhe de felicidade para nossos filhos. E este, cremos, é o verdadeiro significado e a raiz da palavra esperança.
_____________
*Médico
Fonte: ZH online, 11/08/2010

8 comentários:

  1. Parabéns pela postagem sumamente esclarecedora. Sem exigir que sejamos etimologistas, dá-nos a clara noção de "esperança" acrescentando o perpetuar da espécie pelo amor e as metáforas agrogenitais. Muito obrigado ao administrador do post e ao doutor Franklin Cunha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,pelo conteúdo maravilhoso,vou guardar como uma pérola.

    ResponderExcluir
  3. Este arranjo do seu nome Ziguiotto caiu como uma luva na abordagem do vocábulo ESPERANÇA .A leitura atenta do texto nos proporciona um mergulho espetacular.Ate as cartas de Paulo o apostolo ao abordar a fé a esperança e o amor? destacando-o como maior, fica mais compreensível e até óbvio.Ora se Esperança é relativo a semente/esperma ,uma vez inserida no seio da terra ou nos uteros surge a FÉ no que foi realizado; e a FE é por definição a firme certeza daquilo que não se vê.Uma semente inserida há de brotar seja do seio da terra ou do ventre materno .sendo este broto o amor .Portanto se nao houver a esperança/esporrança/semeadura não haverá Fé .O amor é o grande fim.É a perpetuação da vida que demanda cuidados,dedicação, amor retroalimentado.que são a própria expressão do amor.

    ResponderExcluir