quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pesquisa mostra que a felicidade começa aos 50 anos


DA REDAÇÃO - Não importa se a pessoa está empregada, se os filhos ainda moram com ela, ou se é casada. A vida fica melhor depois dos 50 anos. É o que tenta demonstrar uma nova pesquisa com centenas de milhares de americanos: as pessoas tendem a ser mais felizes, menos ansiosas, e menos preocupadas depois que passam de meio século de vida.

Os cientistas descobriram que a sensação de bem-estar global declina dos 20 aos 50 anos, depois aumenta de forma constante. Alegria e prazer também aumentam depois dos 50. E a maioria dos sentimentos negativos declina com a idade. A preocupação excessiva se mantém constante até cerca dos 50, depois cai. O ódio cai sistematicamente a partir dos 20 anos; o estresse atinge o ápice nos 20 anos, começa a declinar, e cai depois dos 50.

Os padrões são quase idênticos para homens e mulheres, embora as mulheres tenham mais estresse, se preocupem mais e sejam mais tristes em todas as idades, apesar de relatarem melhor bem-estar do que os homens na maioria das idades.

O estudo, que começou a ser feito em 2008, se deu num universo de nada menos que 350 mil pessoas de todas as regiões dos EUA. A pesquisa, coordenada pelo psicólogo Arthur Stone, da Stony Brook University, no estado de Nova York, teve base em questionários e entrevistas feitos por telefone.

Uma explicação para este fenômeno, observa Laura Carstensen, psicóloga da Stanford University em Palo Alto, Califórnia, é que pessoas mais velhas são mais experientes em controlar suas emoções. À medida que envelhecem, explica, elas ficam mais conscientes do fato de que o tempo está passando, começam a ter mais cuidado e a ser mais seletivas nas suas escolhas.

Graças ao trabalho como cientista da Gallup Organization, que conduz uma série de pesquisas por telefone nos Estados Unidos, Stony Brook preparou um questionário sobre emoções específicas que as pessoas sentiram um dia antes de responderem à pesquisa.

– Esse tipo de questão exige que as pessoas façam muitos julgamentos – comenta Stone.

As pessoas eram induzidas nos telefonemas a responderem a questões subjetivas. Por exemplo, qual a referência de sucesso para ela: Bill Gates, os parentes, os colegas do trabalho? Outra pergunta era sobre a satisfação que a pessoa tinha com sua vida e sua família. O interessante é que os entrevistados podiam participar depois de o questionário inicial ser feito. Eles podiam enviar mensagens sobre suas reflexões, sobre seu estado de espírito ou sobre seus sentimentos.

A psicóloga Laura Carstensen diz que o método utilizado no estudo pode criar um novo paradigma em pesquisas subjetivas.

– Stone encontrou uma forma eficiente de pesquisar sensações e motivações. Muitos dos relatos e achados da pesquisa encontram respaldo na literatura científica sobre emoções em idades diferentes – explica a psicóloga americana.
________________________________________
JORNAL DO BRASIL online - 19/05/2010
Fonte: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/05/19/e190515545.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário