domingo, 16 de maio de 2010

Pensamento sistêmico

Entrevista
Joseph O’Connor, especialista em coaching de liderançasEspecialista em coaching de lideranças, o consultor inglês Joseph O’connor será uma das atrações do Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH 2010), que reunirá autoridades mundiais em recursos humanos, de 18 a 21 de maio, em Gramado. O fundador da International Coaching Community e da Lambent do Brasil, é criador da liderança sistêmica, método para influenciar e administrar pessoas com o objetivo de alavancar grandes mudanças nas empresas. Segundo O’Connor, a liderança sistêmica é algo natural:
– Vivemos imersos em sistemas, como o político, o econômico, o ecológico. A menos que saibamos disso e levemos em conta, as decisões que tomamos e ações que realizamos não funcionarão.
Em entrevista a Zero Hora, O’connor, explica como funciona o método:

Zero Hora – Como a liderança sistêmica funciona? Quais são seus objetivos e funções?
Joseph O’connor – Em primeiro lugar, líderes sistêmicos sabem a importância dos relacionamentos. Várias pesquisas que mostraram que os gestores mais eficientes são aqueles com as redes de trabalho mais amplas e fortes e também que as unidades de negócios mais eficientes são as que têm ricos canais de comunicação com outras unidades de negócios. Em segundo lugar, os líderes sistêmicos sabem a importância da perspectiva. Bons líderes levam muitos pontos de vista em consideração, podem ver o quadro inteiro assim como se concentrar nos detalhes quando necessário. Em terceiro lugar, líderes sistêmicos veem que existe sempre um processo em andamento, mesmo quando as coisas parecem estar paradas. Eles sabem que, onde parecer haver um entrave, as pessoas estão fazendo algo para criar esse entrave, portanto, o empecilho pode ser derrubado fazendo-se algo diferente. A coisa mais importante é a habilidade do líder em encontrar um ponto de alavancagem, o local onde você consegue o resultado máximo com o mínimo esforço. Os líderes sistêmicos sabem que não é a quantidade de esforço que faz a diferença, é onde você coloca esse esforço e o tempo certo. Isso os torna mais eficientes.

ZH – Em que áreas da empresa a liderança sistêmica pode ser aplicada?
O’connor – A resposta é simples: em todas as áreas. A empresa inteira é um sistema. Bons líderes ajudam os outros a serem líderes, portanto, todos podem ser líderes em cada nível da empresa, considerando as atribuições do seu trabalho. Uma forma que os líderes sistêmicos trabalham para desenvolver os outros é instruindo-os por meio de coaching. O coaching é a forma mais sistêmica e eficaz de ajudar as pessoas a ser o melhor que podem.

ZH – De onde parte esse processo, da área de recursos humanos ou dos líderes?
O’connor – Pode começar em qualquer ponto. Às vezes, começa na gerência média da empresa, e essas pessoas têm resultados tão bons que todo mundo quer saber o que elas estão fazendo. Outras vezes, parte do topo (da empresa), e isso normalmente funciona da melhor forma. Um bom líder é um modelo para os outros. Se os principais executivos em uma organização recomendarem algumas mudanças e não participarem delas, perderão credibilidade.

ZH – Quais as mudanças que a liderança sistêmica pode acarretar em uma empresa?
O’connor – Pode realizar grandes mudanças em todos os aspectos. Aqui está um exemplo. Trabalhei com o Citibank na Polônia, dando treinamentos em liderança sistêmica, coaching de equipes e de líderes individualmente. No período de um ano e meio, isso resultou em um lucro extra entre US$ 8 milhões e US$ 24 milhões (conforme estimativa do banco) para a empresa. Isso foi um retorno sobre o investimento entre 1.700% e 4.700%. Eles também informaram que as equipes ficaram mais criativas, e as pessoas passaram a ter propriedade de seu trabalho com melhores resultados. Tenho esse case à disposição, e quem quiser mais detalhes pode me contatar (pelo e-mail joseph@lambentdobrasil.com).

ZH – Quais as suas recomendações a empregados e gestores para garantir que novos processos sejam realmente aplicados?
O’connor – Comprometimento e transparência. Tudo precisa estar claro e ser explicado, de forma que as pessoas possam entender o que está acontecendo. Você precisa tocar as mentes e os corações das pessoas em todos níveis. Acredite em suas pessoas, dê a elas o seu melhor, e você obterá o melhor delas.
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Fonte: ZH online, 16/05/2010

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