sábado, 6 de março de 2010

Walter Kasper - Entrevista

‘Chega! É preciso fazer seriamente uma limpeza na nossa Igreja’


“Chega! É preciso fazer seriamente uma limpeza na nossa Igreja” católica condenando os culpados pelos abusos contra crianças e indenizando as vítimas”, afirmou hoje, sábado, o cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, em entrevista concedida ao jornal La Repubblica, 06-03-2010.
“Os abusos sexuais contra crianças praticados por membros do clero são atos criminosos, vergonhosos, pecados mortais inadmissíveis”, afirmou Kasper, especialmente preocupado com o recente escândalo de pederastia no seu país de origem, Alemanha, que salpicou até no próprio irmão do Papa, Georg Ratzinger.
Segundo ele, “o Papa não pretende ficar olhando”, sem atuar e exige “tolerância zero”. Ao escândalo de pederastia em que está envolvido o clero irlandês, tornado público no final de 2009, se somaram nas últimas semanas as revelações de abusos sexuais em colégios católicos da Alemanha. E ontem, sexta-feira, o escândalo salpicou no coral dos meninos cantores de Regensburg, na Baviera, que foi dirigido pelo irmão do Papa, Georg Ratzinger, que nega estar informado sobre os fatos.
Kasper afirmou que estes fatos são “delitos execráveis e imperdoáveis, que devem ser combatidos com total firmeza”.
“É um mal que se incrustou na sociedade e também na Igreja que, como bem sabemos, não é imune ao pecado”, acrescentou.
Mesmo assim, precisou que suas palavras não querem “justificar a ninguém, mas tomar consciência de uma tragédia humana ante a qual todo mundo está chamado a intervir. Igreja, sociedade civil e homens de boa vontade, sem esconder a verdade, sem tolerância e confiando à justiça civil os responsáveis por tais delitos horríveis”.
A entrevista com o cardeal Walter Kasper é de Orazio La Rocca e publicada pelo jornal La Repubblica, 06-03-2010. A tradução é da IHU On-Line.

Eis a entrevista.

Cardeal Walter Kasper, o que sente ante os novos casos de pedofilia revelados pelo bispo de Regensburg?
Grande tristeza, uma profunda desilusão, dor e muita, muita raiva. Frente a crimes tão graves, praticados contra crianças inocentes por sacerdotes e religiosos, não há nenhuma justificação, nenhuma tolerância. Os culpados devem ser condenados e as vítimas indenizadas.

O Papa deveria enviar uma carta à Irlanda para condenar os abusos sexuais do clero. É verdade que ele repensou a decisão e pensa em escrever uma carta sobre os mesmos problemas a todos os padres?
Não sei o que o Santo Padre pensa no momento no que diz respeito à esta famosa carta à Igreja da Irlanda. Para mim, uma problemática tão escabrosa que emerge não somente na Irlanda, mas também na Holanda, na Alemanha e nos EUA, mereça uma análise mais geral, que abranja a Igreja universal e não somente um país. Mas o Santo Padre é que deve decidi-lo.

Mas por que pessoas consagradas cometem delitos tão execráveis?
Sim, se trata de delitos execráveis, imperdoáveis, que devem ser combatidos com absoluta firmeza. É um mal que se incrustou na sociedade, mas também na Igreja que, como bem sabemos, não é imune de pecados. Isso o digo não para justificar qualquer pessoa que cometeu tais delitos, mas somente para que tomemos consciência da tragédia humana ante a qual todos somos interpelados, Igreja, sociedade civil e homens de boa vontade, sem esconder a verdade, sem tolerância e confiando à justiça civil os responsáveis por delitos tão horrendos.
____________________
Fonte: IHU - 06/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário