quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Empreendedorismo do bem

Josué de Menezes*


O fenômeno das redes sociais é um caminho sem volta. Ganha impulso na esteira da convergência tecnológica. Os ambientes das redes sociais estão aí para estimular a interatividade. Vale destacar que cada rede social pode ser estruturada para atender demandas de relacionamentos específicos em níveis geográficos, em escala local, regional e mundial, ou em nível de segmento de interesse corporativo, cultural ou classista. O fundamental é saber que a cultura das redes e mídias sociais é colaborativa e tem a sua força na afinidade de ideias. Sim, a palavra-chave é colaboração, dando vida ao compartilhamento horizontal. Abaixo o modelo de gestão piramidal. A cultura da nova web nasce para impulsionar a vivência das comunidades. A força da interatividade proporcionada pela tecnologia digital abre um campo infinito para novas aplicações web, tendo como uma das maiores aliadas a conectividade entre TV, internet, celular e games. Estamos falando da maior revolução jamais vivenciada na história da humanidade. Pode escrever...

É justamente nesse terreno de grande fertilidade que nasce a rede social intitulada Empreendedorismo do Bem. O eixo central da proposta está lastreado em três princípios essenciais: inovação, empreendedorismo e novas oportunidades. O valor “do bem”, expressa outra tendência mundial das empresas com DNA da nova web. O ícone dessa geração de empresas é a Google. A moçada da geração Y que está entendendo esse fenômeno e inicia a sua rota no mercado de trabalho para fazer a diferença tem afinidade com valores éticos. Sim, o recado é simples e direto: incentivar o bem, irradiar valores de sustentabilidade humana, responsabilidade social, consumo consciente e princípios que promovam o bem comum em detrimento do individualismo que exalta o lucro a qualquer preço.

Assim surge o empreendedorismo do bem. A iniciativa é de um grupo de amigos com perfis complementares, aliando tecnologia e gestão do conhecimento. A visão empresarial está presente com a proposta de criar ambientes de oportunidades aos moldes do Vale do Silício. Quando falamos ambientes, nos referimos a temas de interesse na formação de fóruns. Com esta iniciativa todos que tiverem afinidade com os valores do empreendedorismo, onde o risco é inerente, estarão encontrando eco nesta iniciativa. Existe também a visão de disseminar valores humanitários, respaldados pelos princípios da sustentabilidade. Os serviços relacionados às iniciativas de troca e compartilhamento também estão presentes.

O pré-lançamento da Rede Social Empreendedorismo do Bem será durante a semana do empreendedorismo, na Unicamp. As instituições estão convidadas a participar para repercutirem suas visões institucionais de forma clara para toda a comunidade da rede.

A dimensão do projeto contempla parâmetros locais, regionais e nacionais. Campinas, por sua expressão nacional é um bom lugar para plantar essa semente. A Rede Social Empreendedorismo do Bem já nasce forte. Tece referências locais, repercute iniciativas empreendedoras e mapeia oportunidades. Também potencializa iniciativas isoladas, de blogs que têm o empreendedorismo como ponto de convergência. E tudo isso ganha vida tendo como lema a busca pela qualidade de conteúdos comprometidos com os valores do empreendedorismo. Basta teclar: www.empreendedorismodobem.com.br e entrar na rede.
*Josué de Menezes é jornalista - josuex@terra.com.br
FONTE: Correio Popular/Campinas, 19/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário