quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fabio Viale e arte da ironia...

O que faz este homem empurrando este enorme rodado pelas ruas? Chama-se Fabio Viale, é italiano, escultor, e na verdade aquilo que o vemos a empurrar não é um pneu de caminhão - antes fosse, pois seria bem mais leve! Trata-se de um dos seus trabalhos, denominado Opera Rotas, e tem como característica principal ser constituído inteiramente por mármore. Esta matéria-prima é, de resto, a única que o artista utiliza e com grande mestria técnica, diga-se, pois consegue servir-se dela para recriar objectos que são específicos de outros materiais, como é o caso de um pneu de borracha.
Fabio Viale pode considerar-se um dos herdeiros nos tempos modernos da tradição escultural italiana. Tal como ele, os grandes mestres do Renascimento e do Barroco, de Michellangelo a Bernini, elegeram o mármore como material de trabalho único e exclusivo e dele conseguiram tirar tudo o que queriam, fazendo-o parecer metal polido, cabelo ou ramos de árvores. E, nesta simulação de outros materiais, Viale é mestre, não tenhamos dúvidas, bem como na arte da ironia.
A ligação aos antigos mestres torna-se clara quando recria as suas obras ou parte delas: a Pietá do Vaticano mas em mármore, é claro.
Postado na página: obvious - 29/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário