terça-feira, 20 de outubro de 2009

Crianças da guerra - as fileiras de estaline


Perto de qualquer conflito armado, somos surpreendidos de tempos a tempos por fotografias de crianças a empunhar armas. Essa visão tende a provocar alguma compaixão, em parte pela indignação que sentimos pela exploração a que estas são sujeitas pelos senhores da guerra.
Esta visão não é aplicável a um local, época ou cultura em particular, mas a qualquer conflito do presente ou passado. Hà apenas algumas décadas atrás, durante a segunda grande guerra mundial, foi comum ver crianças entre as fileiras do exército russo que se defendia dos invasores nazis com todas as suas forças.
Eram tempos diferentes e vivia-se ainda sob o jugo do ditador Estaline. Nesse cenário de propaganda do regime e ameaça da conquista nazi, muitas crianças tentaram fugir de suas casas para combaterem pela mãe Russia. Algumas foram capturadas pela polícia militar e devolvidas às suas famílias mas, outras, acabaram mesmo por conseguir ficar e lutar. Muitas dessas crianças juntaram-se às fileiras com apenas nove anos e combateram na frente até a queda do Reich, saindo do exército com 14 ou 16 anos, muitas vezes, recompensadas com medalhas de honra.
Aqui ficam algumas imagens de crianças desprovidas do seu bem mais precioso... a inocência.
Postado no obvious newsletter, 20/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário